Pular para o conteúdo

AME de Tupã celebra seus 8 anos com ‘Feira da Saúde’

Na próxima quinta-feira, 28 de junho, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Tupã, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo,celebra o aniversário de oito anos com a realização da 6ª edição da tradicional “Feira da Saúde”.

No dia 11 de junho, o AME de Tupã completou oito anos de funcionamento, e desde o início de seu funcionamento, em 2010, até maio deste ano, realizou 486.577 consultas, 1.164.249 exames e 27.470 cirurgias ambulatoriais.

O evento será gratuito e acontece das 9h às 15h30, na área externa ao lado do ambulatório. A população poderá ter acesso a serviços como avaliação dermatológica, triagem para mamografia, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e pré-teste pulmonar para tabagista. Os pacientes que apresentarem qualquer alteração nos exames serão encaminhados para a Unidade Básica de Saúde ou acompanhamento no próprio Ambulatório, conforme diagnóstico e tratamento terapêutico indicado.

Uma novidade nesta edição da Feira é a tenda sensorial com o tema “Vivenciando as sensações no Autismo”. No local, profissionais das áreas de fonoaudiologia, psicologia e serviço social irão propor exercícios para que os participantes experimentem as desordens dos sentidos apresentadas por pessoas que tem Transtorno do Espectro Autista. “Essa experiência pode facilitar a compreensão sobre o autismo e colaborar para a adoção de estratégias mais adequadas de auxiliar essas pessoas na rotina diária”, explica a psicóloga do AME Juliana Ribeiro Costa Girotto, .

A feira também contará com espaço reservado para quem deseja relaxar e cuidar da aparência: massagem relaxante, corte de cabelo, maquiagem e serviço de manicure fazem parte da programação. E quem dará o “tom” do evento é o Grupo de Percussão dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tupã, com apresentações musicais.

“Este é um evento tradicional do AME e de grande importância, pois é destinado ao cuidado integral à saúde e à promoção da qualidade de vida da populaçãoda região”, pontua a gerente de enfermagem do AME, Mariana Manginelli. “Convidamos toda a população para vir comemorar com a gente e aproveitar a oportunidade para cuidar da saúde. Todos os serviços são gratuitos”, completa.

O AME está localizado na rua Mandaguaris, 970 – Centro. A unidade é gerida em parceria com a Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar).

Sobre os AMEs

Os AMEs são unidades estaduais de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas com médicos em diferentes especialidades, consultas não-médicas em áreas como fisioterapia e fonoaudiologia, exames de apoio diagnóstico e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. Atualmente, há 59 AMEs em todo o Estado. Somente nos últimos oito anos, foram implantados 23 ambulatórios do tipo.

O objetivo das unidades é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

Os ambulatórios recebem pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. O agendamento das consultas é feito pelos próprios postos de saúde, mediante sistema informatizado da Secretaria.