Pular para o conteúdo

AME de Tupã realiza “arraiá” da saúde nesta terça-feira (11)

Moradores de Tupã e região poderão participar da VII Feira da Saúde do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Tupã, unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp, nesta terça-feira (11), das 8h às 15h30. 

O “arraiá” da saúde contará com diversas barracas específicas com orientações preventivas de cuidados para a saúde e o bem-estar. Os visitantes vão receber orientações sobre temas como hipertensão, diabetes, teste pulmonar, dependência tecnológica, higiene das mãos e avaliação de lesões de pele. 

Outra atração será o túnel sensorial do idoso onde serão simuladas situações que demonstram os impactos que a velhice pode causar à mente e ao corpo. “Nas dinâmicas propostas durante a feira, vamos criar neste túnel sensações de dificuldade motora, visual e auditiva”, conta a gerente de enfermagem do AME, Mariana Manginelli 

A iniciativa será coordenada por membros da Comissão de Humanização do Ambulatório e tem o objetivo de oferecer uma experiência de colocar-se no lugar do outro. “Queremos criar empatia no público em relação à condição do idoso. Vamos, por exemplo, convidar os presentes e subirem uma rampa com peso nas pernas. E a colocarem fones de ouvido para reduzir o som externo, como se perdessem parte da audição. Também haverá situações de sensibilização para os cuidados com a pessoa idosa”, completa Thaís Bastida Micheli, membro da Comissão de Humanização do AME.    
Cientes dos perigos da dependência dessas tecnologias, a equipe multidisciplinar do AME de Tupã vai tratar da nomofobia durante o “arraiá”. O termo é novo e designa a angústia e o medo de ficar sem o celular, computador e o acesso à Internet. 

Já na entrada no AME, pelo auditório (entrada pela avenida Tapuias) a equipe multidisciplinar vai propor aos usuários de envelopar e lacrar seus celulares. “A ideia é ver como eles vão se sentir sem usar o celular e por quanto tempo conseguirão ficar sem a tecnologia”, explica a nutricionista Natália Cristina Chimack Schiavon, uma das responsáveis pela barraca da dependência tecnológica.  

Depois, aqueles que toparem o desafio serão encaminhados à barraca para passar por um teste, formulado pela Universidade de São Paulo (USP) para avaliar o nível de dependência tecnológica. A partir do resultado, serão oferecidas orientações. “As nossas dicas vão desde postura, que pode afetar, por exemplo, a cervical, passando por alimentação consciente, já que muitas vezes quem se alimenta usando a Internet acaba fazendo isso de forma automática, sem perceber o que está comendo e sem focar atenção nesse momento tão importante para nossa saúde”, destaca Natália.  

Atividades oferecidas 

– Barraca da hipertensão: verificação de pressão arterial e orientações relacionadas. 

– Barraca da diabetes: teste de glicemia e orientações relacionadas. 

– Teste seu pulmão: teste pulmonar voltado para fumantes, ex-fumantes, pessoas com dificuldade e/ou doenças respiratórias e tosse há mais de 3 semanas.  

– Dependência tecnológica: testes para mensurar o nível de vício tecnológico, com demonstração dos danos que o excesso de tecnologia causa à vida das pessoas. 

– De mãos dadas com a higiene das mãos: demonstração lúdica sobre a limpeza correta das mãos. 

– Túnel sensorial do idoso: vivência das mudanças que a velhice traz para a mente e o corpo, além de sensibilização quanto aos cuidados à pessoa idosa. 

– Avaliação de lesões de pele: avaliação de lesões (pintas, verrugas, pequenos nódulos) por profissionais médicos. 


AME Tupã 

Inaugurado em junho de 2010, o AME Tupá é administrado pela Famesp e atende pacientes de 19 municípios da região compreendida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília. A unidade oferta 21 especialidades médicas. Ao todo, 175 profissionais atuam no ambulatório.  

O AME está localizado na Rua Mandaguaris, 970 – Centro, Tupã-SP. 

Serviço

VII Feira da Saúde AME Tupã
Dia:11/06/2019 (terça-feira)
Horário: 8h às 15h30
Local: Auditório do AME Tupã (entrada pela avenida Tapuias)