Pular para o conteúdo

AME Idoso Oeste oferece oficinas para a terceira idade durante todo o mês de setembro

Atividades gratuitas vão desde aulas de artesanato, sessões de cinema até dicas de alimentação saudável

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Oeste, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, administrada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), vai promover, durante todo o mês de setembro, oficinas de nutrição, cultura e arte para pessoas a partir de 60 anos de idade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como sendo “o completo estado de bem-estar físico, mental e social”.  Pensando nisso, o AME Idoso busca oferecer, além dos atendimentos ambulatoriais, formas de melhorar o bem-estar e o convívio social na terceira idade.

Nas oficinas, os idosos vão poder aprender desde uma atividade artesanal até como ter uma alimentação mais saudável, para controlar doenças como hipertensão e obesidade. Além disso, a oficina Balaio de Ideias vai promover a exibição de filmes e o chamado Chá Filosófico, com o objetivo de compartilhar experiências e histórias de vida entre os idosos. Uma ótima oportunidade para conhecer outras pessoas e fazer novas amizades.

As atividades começam no dia 5 de setembro e seguem até o final do mês. Veja abaixo a programação das oficinas:

Oficina de Nutrição

  • Hipertensão: ensinando a controlar, evitar e levar uma vida normal mesmo com a doença, com dicas de uma alimentação mais saudável. Nos dias 9, 12 e 30 de setembro, às 15h.
  • Obesidade/sedentarismo: como uma nutrição adequada pode auxiliar no controle da obesidade. Nos dias 16 e 19 de setembro, às 15h.
  • Reaproveitamento de alimentos para melhor utilização dos nutrientes. Nos dias 23 e 26 de setembro, às 15h.

Oficina Balaio de Ideias

  • Chá filosófico: o objetivo é compartilhar histórias de vida, explorar questões que nem sempre tivemos a oportunidade de falar e refletir sobre. Os encontros serão semanais, todas as sextas-feiras de setembro (dias 9, 16, 23 e 30), das 11h25 às 13h.
  • Reflexine: exibição de filmes com o objetivo de entreter e gerar discussões e reflexões, através de temas sobre saúde, educação, história de vida e superação. Os encontros serão às quartas-feiras (dias 14, 21 e 28), das 11h às 13h.

Oficina de Arte

  • Aulas de decoupage em madeira, pintura em tecido, em vidro e em madeira, reciclagem com garrafa PET, embalagens com caixa, biscuit, fabricação de papel artesanal, pano de prato com fuxico, entre outros. As aulas acontecem todos os dias a partir do dia 5 e vão até o dia 30. Haverá atividades no período da manhã, das 8h às 13h, e no período da tarde, das 13h às 18h.

Todas as oficinas são voltadas para pessoas com 60 anos ou mais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do número (11) 4280-1950, das 14h às 18h. O AME Idoso Oeste fica na Rua Roma, número 466 – Lapa.