AME Ourinhos realizará 40 mil atendimentos em 2013

Região de Marília inaugura mais uma unidade de alta resolutividade para agilizar o diagnóstico e o tratamento dos usuários do SUS

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inaugura oficialmente, neste sábado, 8 de junho de 2013, o 3º AME (Ambulatório Médico de Especialidades) da região de Marília. Referência para atendimento em 14 municípios (Bernardinho de Campos, Canitar, Espírito Santo Turvo, Ipauçu, Óleo, Ourinhos, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Imburi, Chavantes, Ibirarema, Palmital) 245.782 habitantes, o novo AME oferece atualmente 11 especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, infectologia e mastologia.

O ambulatório também irá realizar exames de apoio diagnóstico, como audiometria, eletrocardiograma, endoscopia e mamografia. Ao todo, o ambulatório contará quando estiver operando em sua totalidade com 23 especialidades, 17 serviços de apoio diagnóstico e outros seis serviços não-médicos.

Para compra de equipamentos e mobiliário, a Secretaria investiu R$ 5 milhões. A construção do prédio foi feita pela Prefeitura de Ourinhos e o total investido foi de R$ 5,9 milhões, sendo R$ 3,4 milhões do Estado e R$ 2,5 milhões da Prefeitura.

O AME Ourinhos será gerido pela Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar). Para 2013, está previsto o repasse de R$ 7,7 milhões para o custeio da unidade.

Desde o início de seu atendimento, o AME Ourinhos realizou cerca de 1,9 mil atendimentos de consultas médicas e 260 consultas não-médicas. Quando estiver em plena capacidade, este ambulatório poderá realizar, mensalmente, até 5,5 mil consultas médicas; 3 mil não-médicas e 1,5 mil exames de apoio diagnósticos.

O prédio com 2,7 mil m², contará com 22 consultórios médicos, seis consultórios não-médicos, uma sala de curativo, uma sala de medicação, uma sala de repouso/observação, três salas de procedimentos e 17 salas para exames.

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes e, consequentemente, desafogando os hospitais. Assim como qualquer serviço de saúde, público ou particular, a implantação dos serviços nos AMEs ocorre gradativamente.

O AME Ourinhos fica na Avenida Vitalina Marcusso, nº1550, Jardim das Paineiras, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O atendimento é referenciado para pacientes encaminhados pelos municípios da região.

Especialidades médicas:

Acupuntura; Alergologia; Cardiologia; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Dermatologia; Endocrinologia; Endocrinologia Infantil; Gastroenterologia,; Ginecologia / Obstetrícia (alto risco); Hematologia; Infectologia; Mastologia; Nefrologia; Neurologia; Neurologia Infantil; Oftalmologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pneumologia; Proctologia; Reumatologia e Urologia

Serviço de Apoio Diagnóstico:

Audiometria/ Impedanciometria; Cardiotocografia; Cistocopia; Colposcopia; Eletrocardiograma; Eletroencefalografia; Eletroneuromiografia; Endoscopias; Espirometria; Mamografia; Nasofibroscopia; Holter / MAPA; Radiologia Simples; Teste Ergométrico; Ultrassonografia/ Ecorcardiografia/ Doppler Vascular; Estudo Urodinâmico; Exames Oftalmológicos.

Outros Serviços:

Serviço Social; Fisioterapia e Reabilitação; Nutrição; Psicologia; Enfermagem; Pequenas Cirurgias.