Pular para o conteúdo

AME Ourinhos realiza incentivo a leitura para pacientes e colaboradores

 

Dentro da gestão ambulatorial da Santa Casa de Assis, o Ambulatório Médico de Especialidades – AME Ourinhos tem promovido ações de incentivo à leitura em seu espaço interno. Seguindo esse plano, foi reinaugurada a “Biblioteca do Colaborador” e também, disponibilizado um espaço de leitura a pacientes de tratamento fisioterapêutico.

O incentivo a leitura é muito importante em qualquer contexto, isso porque o ato de ler traz a possibilidade de se desligar do mundo real e embarcar no enredo de uma bela obra literária. Além disso faz com que as pessoas tenham respostas para o mundo e para o que está acontecendo ao seu redor. Quando uma pessoa lê, ela passa a ter uma nova opinião sobre o tema lido, seja ele qual for, desenvolvendo capacidade intelectual e crítica, além da criatividade em relação ao seu próprio meio e ao meio externo. Por isso a leitura deve fazer parte do dia a dia de todos.

Nos últimos dois meses a Comissão de Humanização do AME Ourinhos realizou uma campanha de arrecadação de livros novos e usados, a fim de fomentar o hábito de leitura no ambulatório. A ação culminou em um acervo de mais de 350 exemplares, entre romances, religiosos, gibis, infantis, ficção científica, fantasia, entre outros. Essas obras foram distribuídas em dois espaços, um destinado aos pacientes de tratamento fisioterapêutico e outro a colaboradores.

No setor de Fisioterapia, foi inaugurada uma área de leitura destinada aos usuários que estão em tratamento no local (tanto adultos, quanto crianças) com livros, lápis de cor e desenhos. O objetivo, além de servir como recreação e divertimento, é incentivar as pessoas que estão em recuperação a ler algumas páginas a cada sessão, e ao final de seu tratamento ter evoluído na leitura de uma ou mais obras literárias.

Tanto o espaço de leitura dos pacientes quanto a “Biblioteca do Colaborador” estão disponíveis desde o mês de outubro.

O AME Ourinhos e sua Comissão de Humanização agradecem imensamente a todos que contribuíram com as doações dos livros para que esse projeto pudesse acontecer com sucesso.

Para ver esta e outras notícias sobre o AME Ourinhos acesse: www.ameourinhos.org.br.