Pular para o conteúdo

AME Tupã realiza programação de Outubro Rosa

 

 

Para conscientizar e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, unidades da Secretaria de Estado da Saúde montaram uma programação especial para o “Outubro Rosa” em todo o Estado.

Por isso, durante o mês de outubro o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Tupã será decorado na temática rosa. Às mulheres que passarem pelo AMEm serão entregues lacinhos rosa para que elas coloquem na “Arvore da Vida” na recepção, como uma lembrança de conscientização e valorização da vida. Durante todo o mês também será realizado um “quiz” de perguntas e respostas sobre o tema para os pacientes, com brindes aos participantes.

Além das ações de Outubro Rosa, o AME Tupã participa também do Corujão da Saúde, que oferece mamografia a pacientes, além de ultrassonografia e endoscopia na região de Marília.

A unidade, gerenciada pela Famesp, oferece 31 especialidades médicas e mais de 30 grupos de exames auxiliares de diagnóstico e terapêutica estão à disposição, sendo que apenas em setembro foram realizadas mais 5,3 mil consultas e 4,6 mil exames na unidade.

“As ações em celebração ao ‘Outubro Rosa’ têm como objetivo, principalmente, chamar a atenção sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

“Mulheres de Peito”

O Governo do Estado incentiva a realização da mamografia para rastreamento e detecção precoce do câncer de mama com o programa “Mulheres de Peito”, composto por serviços fixos e quatro carretas itinerantes que circulam por todo o território paulista, facilitando o acesso aos serviços (confira abaixo os destinos e datas deste mês).

O serviço oferece exames de mamografia gratuitamente, sem necessidade de pedido médico para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai de 48 horas a 15 dias após a realização do exame, dependendo da complexidade de cada caso. Desde 2014, já foram realizadas 212 mil exames de mamografia em diversas regiões do Estado.

“O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, explica a supervisora do Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.

Além disso, o Estado disponibiliza um callcenter para agendamento telefônico do exame (0800-779-0000). O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nesse caso, o exame é feito num dos mais de 200 serviços de mamografia fixos do SUS paulista, como AMEs, hospitais e clínicas.