Pular para o conteúdo

Aprenda a escolher e consumir cogumelos com esse livro gratuito

Tão consumidos em países asiáticos, os cogumelos ainda estão sendo conhecidos em terras brasileiras. Enquanto existem mais de quatro mil espécies comestíveis no mundo, no Brasil consumimos em abundância o tipo champignon de Paris, responsável por 66% do total de cogumelos in natura produzidos no país, o cogumelo Ostra e o Shiitake.

De olho nisso, para incentivar a inclusão desses alimentos na dieta da população, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da sua Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), conta com o livro gratuito “Cogumelo: Variedades e receitas”.

“Na Ásia, são consumidos cerca de oito quilos de cogumelos por pessoa anualmente, e na Europa são dois quilos. A publicação da Codeagro visa incentivar o consumo e, consequentemente, a produção de cogumelos, gerando renda e produtividade ao agricultor paulista”, explica o especialista Carlos Eduardo Batista Fernandes.

A publicação digital pode ser baixada nas principais plataformas, como o iTunes, Livraria Cultura, Amazon e Kobo e traz dicas sobre os principais tipos de cogumelo cultivados no Brasil, como escolher o produto na hora da compra, como conservar, higienizar e preparar.

Consumidos preferencialmente in natura, para manter aroma, paladar e nutrientes característicos – mas também encontrados nas versões desidratada ou em conserva, os cogumelos têm baixo teor de gorduras e são ricos em fibras, proteínas, fósforo, complexo B e cálcio, indicados para fortalecer ossos e dentes, auxiliar no tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, doenças
cardiovasculares e câncer.

Seu preparo é bastante versátil, conforme as receitas que estão disponíveis no livro da Codeagro. “Os cogumelos possuem propriedades anti-inflamatória, antissenil, antiúlcera, antiviral, antibacteriana e antitumoral, impedindo ou dificultando o aparecimento de células cancerígenas. Os mais conhecidos dos brasileiros são o shiitake, o shimeji, o cogumelo de Paris e o portobello, que são usados em pratos quentes e frios”, afirma a nutricionista Sizele Rodrigues.