Aproveite as férias para higienizar os brinquedos das crianças

Aproveite as férias para higienizar os brinquedos das crianças

Eles vão parar no jardim, no chão do quarto, na cozinha, no banheiro e até na sala de aula. Os brinquedos na mão de uma criança vão parar em lugares inimagináveis. Mas esse ciclo, aparentemente, inevitável, pode ser maléfico para os pequenos, que ainda não diferenciam os objetos limpos ou sujos e acabam ficando suscetíveis a doenças e infecções.

Com isso, é importante higienizar os brinquedos a cada 15 dias, evitando, assim, complicações relacionadas à saúde das crianças. A limpeza dos itens infantis é fundamental para que a brincadeira seja segura e saudável, além de aumentar a vida útil dos brinquedos. Cada tipo de material merece um cuidado diferente.

“A limpeza dos itens infantis é fundamental para que a brincadeira seja segura e saudável, além de aumentar a vida útil dos brinquedos. Cada tipo de material merece um cuidado diferente”, ensina a dona de casa Marieta Silva.

Uma boa dica é convidar seu filho para participar da higienização, assim você o ensina sobre a necessidade de cuidar dos próprios pertences e ainda passa um tempo a mais com ele.

Para o Dr. Gustavo Prado, pneumologista da Divisão de Pneumologia do Incor, “se você tem alergia ou asma, deve ter poucos enfeites, carpetes, cortinas e brinquedos de tecido em casa, uma vez que esses materiais acumulam poeira”.

Outra dica valiosa é convidar a criança para participar da higienização, assim, é possível ensinar sobre a necessidade de cuidar dos próprios pertences.

“Antes de mais nada, é preciso que o produto respeite regras básicas de segurança. Dessa forma é possível comprar o brinquedo dos sonhos das crianças sem colocar a saúde em risco”, afirma Sérgio Sarrubo, diretor do hospital estadual Darcy Vargas.

A economista Bruna Santos, mãe do João Felipe de 3 anos, não compra nenhum brinquedo que não esteja dentro da idade adequada para seu filho. “A primeira coisa que eu sempre pesquiso antes de comprar o brinquedo do meu filho é se ele está dentro da faixa etária dele”.

Tipos de materiais

Plástico ou borracha: coloque os brinquedos de molho em água morna com vinagre ou detergente. Em seguida esfregue a sujeira.

Brinquedos com apito (exceto eletrônicos): Lave com um pouco de água e sabão. Não os coloque de molho ou em água corrente, porque podem parar de fazer barulho.

Metal: é preciso ter cuidado em não deixar a peça úmida, pois ela pode enferrujar. Para limpar, utilize pano com álcool, para que a umidade evapore mais rápido.

Brinquedos de banho: para evitar mofo e fungos, após a hora do banho seque os brinquedos cautelosamente e tire-os do banheiro, pois o ambiente continua úmido por muito tempo.

EVA: utilize um pano umedecido em água ou álcool. É preciso secar bem, de preferência ao sol, para evitar manchas e fungos.

COMENTÁRIOS