Artigo: Dia do médico – Meus mais sinceros parabéns

Todos os dias ouvimos histórias de superação de pacientes que enfrentaram doenças ou acidentes. Ouvimos nas rádios, lemos nos jornais, assistimos na televisão. Ouvimos de nossos amigos, de nossos parentes. Outras vezes, nós mesmos somos os protagonistas dessas histórias. Por trás de cada uma delas, encontramos a dedicação e a competência do médico. Neste dia 18 de outubro, são esses profissionais, colegas de profissão, que devemos celebrar.

Em um mundo em que vemos se multiplicarem as profissões, as novas tecnologias e suas possibilidades, novos e antigos conflitos, a vida segue sendo nosso denominador comum, nosso valor maior. A saúde, seu bem mais precioso. E os médicos, por definição e vocação, seus maiores defensores.

Do médico que atende nas situações mais precárias em rincões de difícil acesso àqueles que possuem a mais alta tecnologia para realizar o antes inimaginável, os pacientes encontram nesses profissionais o apoio, o conhecimento e os meios para superarem seus momentos de maior fragilidade. Os médicos que trazem essa profissão em seu DNA buscam essa carreira para ajudar o próximo. Para sempre que possível, curar. E para quando não for possível curar, confortar.

Hoje sabemos que, tão importante quanto curar, é prevenir doenças. E vejo a categoria cada vez mais engajada nessa missão. Porque entende que promover saúde é garantir a qualidade de vida. E é isso que buscamos todos os dias.

Sei dos enormes desafios da profissão, que para se tornar um bom médico, além da vocação, são imprescindíveis horas intermináveis de estudo. Não apenas na juventude, mas no decorrer de toda a carreira. É preciso atender o paciente imediatamente. Sei da dor de por vezes tudo isso não ser suficiente para salvar uma vida.

Mas sei também da satisfação indefinível de ver um paciente se recuperar. De ver reencontrá-lo a família. De dizer para uma mãe: “deu certo”. Sei do sentimento de dever cumprido após cada plantão. Após cada consulta, a importância de ver tanto estudo se traduzir em dias melhores para os pacientes, seja nas doenças mais graves, seja quando simplesmente tornamos a vida melhor.

Como Secretário de Estado da Saúde, tenho a honra e a oportunidade únicas de ajudar milhares de médicos a exercerem melhor sua profissão. E milhões de pacientes a receberem um tratamento mais digno. Portanto, hoje é dia de celebrar a cada um dos meus colegas que dignificam a profissão.

Meus mais sinceros parabéns e meu mais profundo agradecimento.

José Henrique Germann Ferreira, Secretário de Estado da Saúde