Pular para o conteúdo

Atletas precisam de alimentação balanceada para vida saudável

Os atletas precisam ter uma alimentação balanceada e que tenha todos os nutrientes necessários do grupo dos carboidratos, proteínas, gordura boa, frutas e vegetais. Isso porque esses nutrientes são importantes para que a prática da atividade esportiva tenha qualidade e não desgaste o corpo.

No entanto, ainda assim, é importante observar quais alimentos devem ser consumidos antes da atividade física. A médica Elisabete Almeida recomenda consumir alimentos ricos em carboidratos, mas com digestão lenta, para garantir energia suficiente durante a atividade e para não ocorra muita perda muscular.

“Um alimento rico em fibras é uma boa opção, como cereal integral, biscoito integral, barra de cereal rica em fibras. Outra opção benéfica para antes da prática esportiva é torrada integral com requeijão ou queijo processado industrializado ou pão integral com margarina com fitoesteróis ou banana com aveia e uma colher de chá de óleo de coco ou mamão com granola.”

 

Verduras e legumes são essenciais para melhorar a absorção das proteínas. Cuidado também com a hidratação! Ao eliminar água pelo suor, intensifique o consumo de água.

“Depois da prática esportiva, o ideal é consumir proteína animal magra, acompanhada de um carboidrato complexo, como o arroz, de preferência integral, ou massa integral, batata com casca, pão ou torrada integral”, diz.