Pular para o conteúdo

Aulas de zumba movimentam moradoras do Itaim Paulista

Todas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h30 às 9h30, as moradoras do bairro do Itaim Paulista têm uma opção para se movimentar e praticar uma atividade física. Acontece nestas manhãs, no núcleo Itaim Biacica, do Parque Várzeas do Tietê, aulas de zumba.

A atividade é voltada para qualquer idade, de crianças a idosas. São 200 moradoras participantes.

O estudante Abner Gustavo leva sua mãe todas as quartas e quintas nas aulas, enquanto aproveita para correr pelo parque. “Pelo que minha mãe me conta, as aulas dão muitos benefícios, desde a coordenação motora a flexibilidade. É uma experiência muito boa para ela”, conta ele.

A Zumba é uma modalidade de fitness inspirada em ritmos latinos criada nos anos 90 na Colômbia. Ela mescla o movimento de danças como o samba, salsa, merengue e reggaeton a exercícios de treino cardiovascular.

As aulas são ministradas das 8h30 às 9h30, no estacionamento do núcleo por professores voluntários. As aulas são gratuitas e não é necessário fazer qualquer tipo de inscrição.

Opção para fugir do sedentarismo

No Portal da Saúde, cansamos de dizer o quão importante é manter uma rotina que contemple atividades físicas. Por isso, as aulas de zumba são um prato cheio para qualquer pessoa sair do sedentarismo.

Para Victor Matsudo, coordenador do Programa Agita São Paulo e diretor-científico do CELAFICS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), o sedentarismo “aumenta a chance das diferentes causas de câncer, em especial o de mama”.

Segundo Matsudo, o ideal é praticar alguma atividade física moderada por pelo menos 30 minutos diários. “Pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias reduz em 50% o risco de morte por câncer de mama”, aponta ele.

Tá esperando o que para incluir uma nova atividade na sua rotina. Zumba pode ser uma boa.

SERVIÇO

Núcleo de Lazer Itaim Biacica
Estrada da Biacica, 756, Vila Seabra, São Paulo
(perto da Estação Itaim Paulista da CPTM – Linha 12 – Safira).