Pular para o conteúdo

Avenida Paulista terá caminhada pela saúde no domingo

Programa Agita São Paulo e a Secretaria de Estado da Saúde lançam, nesta semana, a campanha “Todo Passo Conta”, além da promoção da abertura das ações do “Mês Verde” em Combate ao Sedentarismo.

Com o tema “Vida Ativa – Vida Longa”, o Dia Estadual e Mundial da Atividade Física, celebrado oficialmente em 6 de abril, será comemorado em mais de 30 países, nos cinco continentes, e em mais de 478 municípios.

Para os paulistanos em especial, no próximo domingo (7), a Secretaria de Estado da Saúde realizará a XVII Caminhada Agita Mundo, que contará com aproximadamente 7 mil pessoas, a ser realizada na mais paulista das vias da capital: a Avenida Paulista. A concentração está marcada para 9h, junto ao Museu de Arte de São Paulo (Masp).

A atividade consiste na caminhada tradicional em prol da cidadania ativa, saúde e qualidade de vida da população. De acordo com os organizadores, haverá farta distribuição de camisetas aos participantes.

Confirmaram presença na festa escolas da Secretaria Estadual da Educação, unidades da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, empresas e diversas instituições organizadas da sociedade civil.

Programa

O Programa Agita São Paulo foi criado para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo, promovendo o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa.

“É muito importante que o costume de manter uma atividade física regular venha desde pequeno, por isso é legal que a a família inteira esteja envolvida nesse processo”, explica Victor Matsudo, coordenador do Programa Agita São Paulo e diretor-científico do CELAFICS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul). “Com um hábito de vida saudável contínuo, são grandes as chances de evitar uma série de doenças”.

Em um processo de planejamento de dois anos, o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) buscou a parceria de profissionais dos principais centros do Brasil e do exterior, de onde se destacam o Aerobic Research Center e o CDC, dos Estados Unidos, o Health Education Authority, na Inglaterra, e do Active Australia, entre outros.

“Os benefícios de um estilo de vida ativo para grávidas vão desde o controle de peso e de glicemia até a prevenção de hipertensão. As gestantes devem ter consciência que, nesse momento, os riscos não se aplicam somente a ela. Ao bebê também”, explica Timóteo Araújo, presidente do Celafiscs.

Para alcançar uma população de mais de 36 milhões de pessoas, foi escolhida a estratégia de estabelecimento de parceiros institucionais. Após a fase de preparação, o Programa Agita São Paulo foi lançado em dezembro de 1996, com implantação em fevereiro de 1997, por meio do suporte de várias organizações.

Atualmente, mais de 400 instituições governamentais, não-governamentais, estaduais e do setor privado trabalham estabelecendo as metas, populações alvo, estratégias, ações e resultados desejados.