#BalançoTrimestral: SP intensifica ações para a vacinação contra o sarampo

A partir do mês de fevereiro, a pasta intensificou as ações para a vacinação contra o sarampo, principalmente na Baixada Santista.

A principal ação no município de Santos, em parceria com a prefeitura, busca imunizar cerca de 100 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos de idade. As medidas são resultado da notificação de casos da doença na costa brasileira no cruzeiro Seaview, da MSC. Até o momento, 21 casos referentes ao surto no cruzeiro foram confirmados, entre tripulantes e passageiros. A pasta também realizou uma ação de bloqueio e vacinação nos navios, imunizando mais de 5 mil pessoas.

“Trata-se do maior porto da América Latina, que recebe embarcações de todo o mundo. Santos é uma cidade turística e a temporada de cruzeiros está na sua fase inicial, o que deve aumentar o fluxo de tripulantes e turistas nacionais e internacionais na cidade. Portanto, definimos como medida preventiva essa ação, que é fundamental para evitar a transmissão do vírus”, explica a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Regiane de Paula.

Em 2019, cerca de 350.000 pessoas foram vacinadas em SP.

“A vacina é segura e feita com vírus vivo atenuado. Além dessa ação de imunização, todas as pessoas foram orientadas a procurar o serviço de saúde mais próximo em eventual mal estar ou início de sintomas, que podem incluir febre, mal estar, manchas vermelhas na pele sem coceira, entre outros”, explica a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.