Pular para o conteúdo

#BalançoTrimestral: “Visão do Futuro” atua na prevenção e recuperação da saúde ocular

As Secretarias da Saúde e da Educação promoveram, no dia 28 de fevereiro, um “Dia D” para atendimento oftalmológico dos alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo em diversas regiões.

A ação integrou o programa “Visão do Futuro”, da Saúde, destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular. Os professores da rede estadual foram treinados pelas Secretarias para aplicar a Tabela de Snellen (escala optométrica) e nesse momento foram contemplados estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental. Nesta primeira etapa 16 mil alunos passaram pela avaliação oftalmológica.

“O mutirão é fundamental para detectar e corrigir problemas oftalmológicos que podem impactar no desempenho educacional dos estudantes” declara o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

O programa existia em escolas da Capital e foi expandido para outras 6 regiões do Estado (Assis, Marília, Bauru, Sorocaba, Campinas e Ribeirão Preto)

As próximas etapas envolvem avaliação por oftalmologistas em hospitais universitários, para posterior fornecimento de óculos gratuitamente a alunos que tiverem problemas de visão diagnosticados.