Banco de leite do Hospital Guilherme Álvaro tem maior volume dos últimos cinco anos

Banco de leite do Hospital Guilherme Álvaro  tem maior volume dos últimos cinco anos

Unidade conseguiu atingir a meta de 50 litros por mês no estoque, superando a média para esse período 

Pela primeira vez nos últimos cinco anos o volume do Banco de Leite do Hospital Guilherme Álvaro, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, encontra-se acima do habitual para essa época do ano, quando as doações diminuem e a unidade encontra dificuldade em atender o seu consumo diário, que varia entre 1 litro e 1 litro e meio.

A unidade conseguiu atingir a meta de 50 litros por mês no estoque, superando a média para esse período, que variava entre 25 e 30 litros e, assim, ter condições de suprir possíveis demandas emergenciais e eventualidades.

Consciente que durante o período de férias o déficit de doações é grande, o Banco de Leite ampliou as campanhas de doações e estimulou as mães do hospital para que produzissem e doassem leite mesmo enquanto seus filhos estavam na UTI Neonatal e não podiam sugar o seio materno.

O estoque abastece principalmente a UTI Neonatal do Hospital Guilherme Álvaro, com 20 a 25 crianças recebendo o leite doado todos os meses.

“O período de internação de um prematuro é longo para que ele ganhe peso e maturidade pulmonar, e geralmente não há condições dele mamar em suas próprias mães. O Banco de Leite é essencial para essa recuperação e fortalecimento do recém-nascido”, afirma Tereza Maria Isaac Nishimoto, pediatra responsável pelo Banco de Leite do HGA.

Para doar é necessário que a mãe e sua criança estejam saudáveis e que haja excedente de leite, que ocorre após a mama continuar túrgida ou vasando lactose após a amamentação. A mãe deve comparecer ao Banco de Leite onde irá preencher um cadastro e receber um KIT com orientações para retirar o leite e armazená-lo. O próprio hospital providencia a retirada na residência da doadora.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo 3202-1323.

COMENTÁRIOS