Pular para o conteúdo

Banco de leite do Hospital Guilherme Álvaro tem maior volume dos últimos cinco anos

Unidade conseguiu atingir a meta de 50 litros por mês no estoque, superando a média para esse período 

Pela primeira vez nos últimos cinco anos o volume do Banco de Leite do Hospital Guilherme Álvaro, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, encontra-se acima do habitual para essa época do ano, quando as doações diminuem e a unidade encontra dificuldade em atender o seu consumo diário, que varia entre 1 litro e 1 litro e meio.

A unidade conseguiu atingir a meta de 50 litros por mês no estoque, superando a média para esse período, que variava entre 25 e 30 litros e, assim, ter condições de suprir possíveis demandas emergenciais e eventualidades.

Consciente que durante o período de férias o déficit de doações é grande, o Banco de Leite ampliou as campanhas de doações e estimulou as mães do hospital para que produzissem e doassem leite mesmo enquanto seus filhos estavam na UTI Neonatal e não podiam sugar o seio materno.

O estoque abastece principalmente a UTI Neonatal do Hospital Guilherme Álvaro, com 20 a 25 crianças recebendo o leite doado todos os meses.

“O período de internação de um prematuro é longo para que ele ganhe peso e maturidade pulmonar, e geralmente não há condições dele mamar em suas próprias mães. O Banco de Leite é essencial para essa recuperação e fortalecimento do recém-nascido”, afirma Tereza Maria Isaac Nishimoto, pediatra responsável pelo Banco de Leite do HGA.

Para doar é necessário que a mãe e sua criança estejam saudáveis e que haja excedente de leite, que ocorre após a mama continuar túrgida ou vasando lactose após a amamentação. A mãe deve comparecer ao Banco de Leite onde irá preencher um cadastro e receber um KIT com orientações para retirar o leite e armazená-lo. O próprio hospital providencia a retirada na residência da doadora.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo 3202-1323.