Pular para o conteúdo

Banco de sangue do Hospital Geral de Guarulhos necessita de doações

Por conta da pandemia de coronavírus, o estoque de sangue do Hospital Geral de Guarulhos (HGG) chegou ao estado crítico e está quase zerado. Por isso, a unidade está convocando doadores para ajudar a aumentar a coleta e, consequentemente, a disponibilidade de bolsas de sangue para a rede de saúde.

O número de doadores caiu 90% no HGG, que recebia cerca de 40 por dia e agora possui média diária de 4 pessoas.

“Medidas já existentes também foram reforçadas, como a triagem clínica com entrevista confidencial, medição da temperatura e avaliação de sintomas de gripe ou resfriados. Importante ressaltar que todo o processo de doação é rápido, em torno de 50 minutos”, explica a Coordenadora do Posto de Coleta de Sangue do HGG, Cárlei Godinho.

“Como medida de segurança extra por causa da pandemia, quem teve COVID-19 recentemente precisa esperar pelo menos 30 dias para doar, contados a partir do fim da doença. Quem teve contato com alguém com suspeita ou diagnóstico positivo de COVID-19, ou exposto a algum risco, precisa esperar 14 dias”, completa Godinho.

O sangue coletado é fracionado e examinado no hemocentro do Hospital São Paulo, referência da unidade. Feito esse processo, o sangue retorna para uso no próprio HGG.

Como doar

Para realizar a doação é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam apresentar autorização assinada pelo responsável e maiores de 60 anos já devem ter feito uma doação anterior), pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos seis horas, estar alimentado e apresentar documento original com foto recente na hora da doação.

 

SERVIÇO

Hospital Geral de Guarulhos (HGG)
Alameda dos Lírios, nº 300 | 1º andar – Parque Cecap, Guarulhos (SP)
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 15h
Telefone: (11) 3466-1416