Bauru recebe “Gabinete Itinerante”, projeto inédito da Saúde

O Secretário de Estado de Saúde e coordenadores da pasta vão à região de Bauru nesta quinta-feira, 21 de março. A visita faz parte do “Gabinete Itinerante”, um projeto inédito da pasta que visa estreitar relações entre o gabinete e os gestores de todas as regiões paulistas.

A finalidade é conhecer presencialmente serviços estaduais e seus responsáveis, bem como atender a imprensa regional na própria área de cobertura.

O itinerário se inicia na Maternidade Santa Isabel, onde haverá visita técnica às áreas modernizadas e ampliadas para assistência a gestantes e bebes. Na sequência, a visita acontece no Centrinho-USP e o prédio do futuro Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Bauru.

A equipe da Secretaria também vai se reunir com Prefeitos e representantes de municípios da região no Hospital Estadual de Bauru.

“Com o ‘Gabinete Itinerante’, vamos percorrer todo o Estado, conhecendo serviços públicos de saúde que atuam na assistência regionalizada e fortalecendo o contato com os municípios e profissionais estaduais de saúde que trabalham na região. A iniciativa demonstra o compromisso do Governo do Estado com a população, verificando presencialmente as necessidades e possibilidades de aprimoramento para cada região”, afirma o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Bauru é a segunda região a receber o projeto, iniciado em janeiro no Vale do Ribeira.

Combate à dengue

Em fevereiro, o Estado de SP coordenou a intensificação das estratégias de combate ao Aedes, que incluíram parcerias intersecretariais (Saúde, Educação, Defesa Civil, Infraestrutura e Meio Ambiente, Artesp) e outros órgãos que atuaram juntos em ações especiais para eliminar criadouros do mosquito e orientar a população. A semana também abrangeu visitas técnicas em serviços de saúde, videoconferências e capacitações de profissionais de saúde para manejo clínico de pacientes com suspeita de dengue.

A capacitação para profissionais de saúde foi ministrada na região pelo médico e professor da Unesp, Carlos Fortaleza. Os treinamentos têm como objetivo capacitar a rede de saúde para atender eventuais casos mais graves da doença.

Além disso, a Sucen tem oferecido suporte técnico aos municípios da região, auxiliando no combate e controle de vetores.

Também durante a Semana especial, o Governo do Estado promoveu um grande arrastão de limpeza nas rodovias da região e iniciativas em escolas estaduais. O projeto “Patrulha Joga contra Dengue”, da Escola Prof. José Aparecido Guedes de Azevedo, por exemplo, reuniu cerca de 50 professores e funcionários para ajudar os mais de 500 alunos num trabalho de ‘caça’ ao mosquito dentro e fora da escola. Ocorreram ainda apresentações culturais, elaboração de repelentes com essência de citronela, pesquisas e exposição sobre o Aedes e desfile da fanfarra para chamar a atenção sobre o tema.

Conforme balanço do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), neste ano, até o dia 18 de março, foram confirmados 40.721 casos de dengue em SP. Somente na região de Bauru, foram 7.625 casos e 11 mortes (dez em Bauru e um em Piratininga). A cidade de Bauru concentra o maior número de casos do Estado, no período, com 5.927 casos.