Pular para o conteúdo

Benefícios dos tipos de água

Somente 2% da água encontrada no planeta é doce, ou seja, própria para o consumo e utilizada também pela indústria, agricultura e pecuária. Dentre esses 2% temos vários tipos que contribuem para a saúde.

 

Desidratação, disfunções renais, cãibras, obstruções intestinais e problemas gástricos são males que podem ser prevenidos somente com o consumo adequado de água. Estima-se que o consumo de água ideal equivale a 0,03 multiplicado pelo peso corporal de uma pessoa. Mas a ingestão de água não é somente a única forma de benefícios à saúde, além de remover resíduos da pele, a água é cicatrizante. 

 

Água mineral: é própria para consumo, extraída de fontes naturais ou artificiais, disponibilizada em supermercados e varejos. As propriedades químicas da água mineral são muito importantes para o funcionamento do organismo. O pH deve ser alcalino, entre 7 e 9. A concentração de potássio, magnésio e cálcio não oferecem riscos. Já o sódio, bário e nitrato têm dosagens reguladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por serem prejudiciais em níveis acima dos recomendados.

 

Água sulfurosa: contém pH elevado, alta concentração de sais minerais e outros componentes, como o enxofre. Indicada para consumo apenas sob orientação médica e em quantidades pequenas, pode ser usada em banhos para tratamentos naturais para a pele. Possui benefício’s anti-inflamatórios, cicatrizantes e melhora a articulação.

 

Água termal: com temperaturas elevadas, com cerca de 31ºC a 42ºC e pH alcalino, é muito usada na composição de cosméticos por ter ação antioxidante, hidratante, refrescante e indicada principalmente para peles sensíveis. O consumo desta água também ameniza os efeitos da gastrite e azias.