Pular para o conteúdo

Bons motivos para você começar a correr

Seja nas ruas, nos parques ou nas montanhas, a corrida tem caído no gosto dos brasileiros. Estima-se que hoje ela já tenha em torno de 8 milhões de adeptos, tornando-se o esporte mais popular do Brasil, justamente por ser democrático e acessível. Basta um tênis e um lugar pra correr. O que não vale é ficar parado.

Corrida é aliada contra doenças

“Os exercícios físicos podem combater a obesidade e auxiliam no equilíbrio hormonal, dois fatores de risco para o desenvolvimento de câncer, além de serem importantes na recuperação e reabilitação dos pacientes oncológicos, por assumirem um impacto positivo sobre corpo e mente”, comenta o oncologista e diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.

O Icesp, por sinal, há 5 anos promove a IcespRun, uma corrida para todos públicos. A prova é uma forma de alertar sobre a importância do exercício físico.

“Com a prática do esporte, a reincidência dé minimizada em virtude do aumento da resistência física, que influencia na melhora do sistema imunológico para trabalhar no combate ao desenvolvimento de doenças”, explica Christina May Moran de Brito, Coordenadora Médica do Serviço de Reabilitação do Icesp.

Escolha um lugar 

Um dos espaços mais legais para praticar a corrida é o Instituto Butantan. Seu parque com 80 hectares de fragmentos da Mata Atlântica e as amplas e calmas avenidas do vizinho campus da USP (Universidade de São Paulo) são um convite para a prática da atividade.

Pesquisador científico do Instituto Butantan, Wilmar Dias da Silva, de 88 anos, corre desde a juventude. Para ele, a corrida é mais do que uma atividade física. É algo muito importante na sua vida, uma verdadeira paixão. E para quem quer chegar a essa idade com tanta disposição, Wilmar dá algumas dicas preciosas, além do empenho nos treinos. “Chegar a esta idade é muito difícil. Há quase 40 anos que sou vegetariano e não ingiro qualquer tipo de açúcar”, relata.

Também funcionária do Butantan, Alina Souza Gandufe também se apaixonou pela corrida e fez da prática um estilo de vida. Comecei a correr por um problema de saúde e hoje ela [a corrida] me traz muito mais do que a vida saudável, como as amizades que a gente faz ao longo dos caminhos e a oportunidade de conhecer locais que eu jamais imaginaria, como o interior de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Argentina e Itália”, disse.

 

Bons motivos para começar a caminhar e correr

  • Xô tristeza
    Alivie o estresse, diminua a ansiedade e combata a depressão
  • Músculos de Aço
    Melhore sua resistência muscular e fortaleça seus ossos
  • Bons sonhos
    Durma melhor com a prática regular da atividade
  • Novos horizontes
    Conheça lugares diferentes e amplie seu círculo de amigos
  • De bem com a vida
    Gaste um tempo para cuidar de você mesmo e aproveite para ouvir boa música