Pular para o conteúdo

Butantan acelera produção para antecipação da Campanha de Vacinação contra a Gripe

A produção de vacinas contra gripe pelo Instituto Butantan será ampliada para 75 milhões de doses em 2020 e a campanha de imunização em São Paulo antecipada em 23 dias antes do prazo inicialmente planejamento, começando em 23 de março. O anúncio foi feito pelo Governador João Doria nesta quinta-feira (27).

A mudança só foi possível graças ao empenho do Instituto Butantan em acelerar a produção que este ano será recorde, com o fornecimento de 75 milhões de doses, 13% a mais do que no ano passado.

“É um recorde absoluto. Isto representa 10% da produção mundial. Vacinando mais, mais pessoas estão protegidas e menos suscetíveis a doenças. É uma decisão absolutamente fundamental neste momento em que nós estamos começando a enfrentar um novo vírus”, declara o infectologista David Uip.

O Butantan é responsável pela produção da vacina trivalente contra gripe que protege contra três cepas da doença (H1N1, H3N2 e B) e será disponibilizada pelo Ministério da Saúde para os grupos prioritários em todo o território nacional.

A antecipação é importante para que menos pessoas sejam infectadas com os vírus da gripe e o diagnóstico de casos suspeitos de coronavírus possa ser mais rápido e preciso na população. Segundo Covas, a estimativa é de que um a cada três brasileiros seja imunizado pelas vacinas produzidas pelo Butantan.

“A vacina deixa o sistema imunológico de 80% dos que tomam a vacina protegido contra as cepas virais que estão circulando e são milhares de vezes mais comuns que o coronavírus. É um instrumento importante porque diminui a espiral de epidemia de outros vírus que podem ocorrer e confundir a população”, afirma o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.