Pular para o conteúdo

Butantan anuncia os estudantes aprovados na Olimpíada Brasileira de Biologia

O Instituto Butantan divulgou na última quinta (30), a lista dos oito alunos aprovados na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Selecionados entre cerca de 120 mil estudantes do Ensino Médio de todo o país, eles participarão de duas competições internacionais fora do Brasil.

Os quatro primeiros colocados foram João Pedro Borges (CE), Jaziel Barros (PR), Vinicius Xie Fu (SP) e João Pedro Torres (SP). Eles irão para a 30ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, na sigla em inglês), na Hungria, em julho.

Já os alunos que ficaram entre a 5ª e a 8ª posição foram: Thomas Yan (SP), Ana Fonseca (SP), Erick Andrade (CE) e Pedro Arteiro (PE). Esses estudantes participarão da 13ª Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), com países latino-americanos, na Bolívia, no mês de setembro.

A coordenadora da Olimpíada Brasileira de Biologia, a pesquisadora do Butantan Sonia de Andrade, disse que este tipo de competição é importante para ajudar no incentivo da Ciência junto aos jovens. “A expectativa está enorme para a participação dos alunos na etapa internacional. Esperamos que os estudantes representem bem o Brasil, de tal forma que atraia ainda mais jovens talentos para a biologia”, disse Sonia.

O Butantan coordena pela 3ª vez as três etapas da Olimpíada Brasileira de Biologia. No ano passado, o Instituto ajudou o Brasil a conseguir sete medalhas e uma menção honrosa (quando o participante teve um bom resultado, porém não o suficiente para a conquista de uma medalha).

A competição nacional é promovida pelo Instituto Butantan em parceria com o BioRad, Centd (Centro de Excelência para Descobertas de Alvos Moleculares), Cetics (Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular), Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Clique e veja a classificação completa.