Pular para o conteúdo

Butantan promove 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, em parceria com o CNPq e a Fapesp – Cetics realiza a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB).

Nesta etapa, 4.040 mil estudantes de 598 escolas do país realizarão umaprova extensa e teórica, exigindo conteúdos além do nível do ensino médio, justamente por ter como objetivo principal selecionar os 15 melhores participantes que serão convocados para a capacitação prática no Instituto Butantan.
Na primeira fase aproximadamente 50 mil alunos fizeram a prova. O conteúdo abordado será o mesmo da etapa anterior e envolve assuntos básicos de Biologia como Citologia, Botânica, Zoologia, Genética e Evolução, Ecologia, Etologia, Biossistemática e Noções de Farmacologia.
 “O conteúdo foi baseado em provas anteriores da competição internacional. Para preparar o programa, levantamos assuntos que despertam o interesse pela Ciência”, explica Sonia Aparecida de Andrade, pesquisadora e coordenadora da OBB.
Em 2018, o Butantan coordena pela segunda vez as três etapas da Olimpíada Brasileira de Biologia. O Instituto participa da capacitação desde 2014 e, em 2017, foi o responsável pelo treinamento integral dos alunos, quando o Brasil conquistou o melhor resultado nas competições internacionais, sendo uma prata na 28ª Olímpiada Internacional de Biologia além de dois ouros e duas pratas na 11ª Olimpíada Ibero-americana de Biologia.
Pensando nos alunos, o Instituto Butantan preparou uma pequena cartilha de orientações com sete dicas para auxiliá-los na preparação e estudos.

 

CARTILHA DE ESTUDOS 

1ª Entre no site http://olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/ e leia o regulamento completo da segunda fase, além do local e horário de realização da prova.
2ª No site, confira e refaça as provas dos anos anteriores juntamente com o gabarito de cada edição.
3ª É importante que os participantes se familiarizem com dois livros: “Biologia” do Campbell, livro usado por todas as equipes do mundo como preparação para as Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBOs); além do “Vida, a ciência da biologia”.
4ª Não se desespere ao ver o colega acabando a prova antes de você. Use todo o tempo que for necessário.
5ª Faça a prova com calma, reveja cada questão antes de assinalar a opção que achar correta.
6ª Atenção com as temáticas associadas a atualidades.
7ª No dia anterior a prova, quem estudou, estudou. Quem não estudou, não estudará mais… Descanse.