Pular para o conteúdo

Butantan tem programação especial nas férias

Entre os dias 22 e 27, o Instituto terá atrações educativas, jogos, contação de histórias e até um teatro de fantoches

 

         O Instituto Butantan, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, preparou uma programação especial de férias, para pessoas de todas as idades, entre os dias 22 e 27 de janeiro.

Atrações educativas, jogos, contação de histórias e até um teatro de fantoches são algumas das opções. São esperadas mais de 8.000 pessoas, entre crianças, jovens e adultos (confira abaixo a programação completa).

Entre as atrações, o Instituto também realizará atividades lúdico-educativas com o objetivo de sensibilizar o público sobre o papel dos animais no meio ambiente, bem como apontar sua importância para a saúde humana.

Além disso, quem passar pelo local, poderá participar da “Oficina Explorando os Sentidos”, onde a ideia é proporcionar aos visitantes uma experiência multissensorial onde seja possível perceber as diferentes formas existentes na natureza por meio do toque.

As crianças terão a oportunidade de conhecer as formas dos micróbios, além de montar artrópodes, pelas suas principais partes do corpo e também participar da exposição “Diferentes olhares de uma cascavel”, onde estarão expostas imagens de microscopia, de escama, ilustrações científicas entre outras.

“A nossa intenção é alinhar educação com entretenimento durante o período de férias”, explica Luciana Mônaco, coordenadora das atividades.

O Instituto Butantan fica aberto de segunda a domingo, das 8h às 17h. Os museus abrem de terça a domingo, das 9h às 16h30, e a entrada custa R$ 6. Estudantes com identificação pagam R$ 2,50 e crianças de até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam.

O ingresso dá direito à entrada nos três museus. A programação cultural completa pode ser encontrada no sitehttp://www.butantan.gov.br/

 

Lista de Atividades:

 

1) Oficina dos sentidos

Proporcionar aos visitantes uma experiência multissensorial na qual seja possível perceber diferentes formas existentes na natureza

Funcionamento: Haverá distribuição de senhas aos visitantes interessados na entrada da oficina, 30 minutos antes do início de cada atendimento. Serão oferecidos quatro atendimentos ao longo do dia e para cada atendimento serão distribuídas 20 senhas. A atividade será desenvolvida em um percurso dentro do espaço do Centro de Difusão Científica, de maneira isolada, e com entrada independente do fluxo de participantes das outras atividades da programação de férias. Cada visitante entrará acompanhado de um educador que o conduzirá pelo caminho de modo a dar tempo suficiente para fruição com os objetos expostos. O visitante vidente receberá uma venda para colocar nos olhos. Entre os olhos e a venda, haverá uma folha de papel toalha, de modo a não ter contato direto com a venda.

Faixa etária: todos os públicos

 

2) Montando Artrópodes

As crianças poderão conhecer as principais partes do corpo de diversos grupos de artrópodes (aracnídeos, insetos, crustáceos e miriápodes) e perceber que algumas estruturas são compartilhadas por alguns artrópodes e não por outros.

Funcionamento: Junto com os educadores, as crianças poderão comparar os animais e pensar em outros animais que elas conhecem e que possuem as mesmas características que eles estão vendo nos animais que acabaram de montar.

Duração: 30 minutos

Faixa etária: a partir de 04 anos

 

3) Desenhando as partes

Mostrar aos visitantes que, pelo menos externamente, grande parte dos animais possui simetria bilateral, ou seja, que seu corpo pode ser dividido em duas partes iguais.

Funcionamento: Propõe-se uma oficina aberta, em que haja desenhos com apenas metade do corpo de diversos animais, para que os participantes possam completar a outra metade.  Outra opção são atividades de relacionamento (“ligar”), em que as crianças menores deverão encontrar qual é a parte correspondente de um animal, a partir de um conjunto de metade de diversos animais. Para se ilustrar esta oficina, pode-se colocar um painel na parede, com um pequeno texto explicando o que significa simetria bilateral.

Duração: definida pelo participante.

Faixa etária: a partir de 04 anos

 

4) Exposição A cascavel e oficina de desenho de observação

 

Mostrar ao público diversas maneiras de retratar uma cascavel a partir de fotos, ilustração científica, microscopia, entre outros. Oferecer ao público visitante oficinas de desenho para desenvolver e aguçar a percepção e o olhar sobre as formas da cascavel.

Exposição: A exposição ficará aberta ao público o dia todo durante a Programação de Férias e a quantidade de fotos prevista é de seis imagens que retratem o tema. As imagens previstas para a exposição são: foto de uma cascavel; foto de um chocalho de cascavel; foto de microscopia de escamas; células de sangue; ilustração científica e foto do veneno. Estamos sujeitos à disponibilização das imagens pelos seus detentores, por isso há possibilidade de mudanças na curadoria das imagens. As oficinas serão oferecidas em dois horários ao longo do dia, sendo uma na parte da manhã (10h às 12h) e a outra na parte da tarde (14h às 16h).

Faixa etária: todos os públicos.

Oficina de desenho: a partir de 4 anos.

 

5) Conhecendo as formas dos micróbios

Apresentar as crianças os diferentes tipos de micróbios por meio de desenho e texturas.

Desenvolvimento: Oficina aberta, de desenho feito em frotage, por meio de placas em metal gravadas com as formas dos micróbios cada criança irá “descobrir” a forma daquele microrganismo após passar o giz sobre o papel. Para se ilustrar esta oficina, pode-se colocar um painel na parede, com um pequeno texto falando das diversas formas dos microrganismos.

Duração: definida pelo participante.

Faixa etária: a partir de 4 anos.

 

6) Contação de histórias

Apresentar de uma maneira lúdica algumas formas de animais e de elementos da natureza, enfocando no grupo dos insetos.

Desenvolvimento: Serão contadas duas histórias, uma sobre a nuvem e outra sobre a vida de uma barata.  Cada história será procedida de uma oficina “recontando a história” a partir de objetos disponibilizados pelo grupo.

Faixa etária: a partir de quatro anos.

 

8) O Fim da picada

Oficinas educativas sobre o tema dos aracnídeos e miriápodes e teatro

Objetivo: sensibilizar o público sobre a importância ambiental desses animais, bem como apontar sua importância para a saúde humana.

Faixa etária: de seis a 10 anos.

 

9) Teatro de fantoches: “O dia em que perdi a minha casa”

Conta a história de um escorpião que viu seu ambiente ser degradado pelo ser humano e em busca de um novo lar faz diversos amigos como a Dona Aranha, Craia a lacraia e até mesmo uma menina. Esses novos amigos lhe ensinam muitas coisas e o auxiliam em sua busca.

Faixa etária: a partir de quatro anos.