Pular para o conteúdo

Butantan tem programação especial para celebrar os 150 anos de Vital Brazil

Filhotes do acervo da instituição, incluindo de jararaca-ilhoa, espécie ameaçada de extinção, estarão em exposição aberta ao público neste domingo

Neste domingo, 3 de maio, o Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, terá uma programação especial para celebrar o aniversário do seu primeiro diretor, Vital Brazil Mineiro da Campanha, nascido em 28 de abril de 1865.

Às 12h30, o público poderá conferir a inauguração da exposição temporária “Conservando serpentes: conheça os novos filhotes do Museu Biológico”. As novas ninhadas nasceram há alguns meses no Museu Biológico do Instituto e contam com filhotes da Bothrops insularis, ou jararaca-ilhoa, espécie ameaçada de extinção.

Antes, às 11h, haverá uma caminhada histórica pelo parque, percorrendo os prédios centenários da instituição. A atividade, guiada por educadores do instituto e será oferecida para pessoas de todas as idades, abordando detalhes da atuação de Vital Brazil no Butantan.

O primeiro grande passo para a afirmação internacional do Instituto Butantan foi dado por Vital Brazil, ao contrariar a suposição, defendida na Europa, de que haveria um único antídoto para tratar todo tipo de acidente envolvendo serpentes. Ao comprovar a especificidade dos venenos de cada espécie, que demandaria soros distintos, Vital Brazil conquistou um lugar fundamental para a ciência brasileira nessa área.

No estado de São Paulo, o Instituto passou rapidamente a ser reconhecido como referência no combate ao ofidismo, graças também à visão de Vital Brazil: ao estruturar um sistema de divulgação, parceria com as principais vias férreas do estado e permutas com fazendeiros, foi possível reduzir o número de mortes por acidentes com serpentes e aproximar o público dessa importante questão de saúde pública. Além de promover conferências e publicações sobre o tema, o Instituto fornecia caixas, rótulos e ferramentas para a captura de serpentes; as caixas podiam ser despachadas gratuitamente nas estradas de ferro conveniadas e o remetente recebia em troca o soro antiofídico. Assim, era possível estudar a biologia das serpentes e coletar o veneno para a produção de soro. Em 1911, já eram 560 os fazendeiros do estado em contato com o Butantan, que enviavam cerca de 2 mil serpentes anualmente, o que na época se traduzia na produção de 2 mil ampolas de soro.

O Instituto Butantan fica na avenida Vital Brasil, 1.500, zona oeste de São Paulo. A entrada para os três museus é única e custa R$ 6. Estudantes pagam R$ 2,50. Crianças até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. Os museus funcionam das 9h às 16h30. Mais informações: www.butantan.gov.br.