Pular para o conteúdo

Café da manhã ‘caprichado’ pode ajudar no rendimento escolar de crianças

Refeição nutritiva logo ao acordar também auxilia a evitar o cansaço e na prevenção de doenças, afirma coordenadora do programa ‘Meu Pratinho Saudável’

          O programa Meu Pratinho Saudável, desenvolvido pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a LatinMed, faz um alerta aos pais sobre a importância de um café da manhã nutritivo para as crianças em idade escolar.

Segundo Elisabete Almeida, coordenadora do programa, a refeição logo ao acordar não deve ser esquecida, e é fundamental para melhorar o rendimento na escola, bem como a evitar o cansaço e a prevenir doenças.

“O comportamento alimentar mudou muito nos últimos anos e, com isso, observamos a diminuição do consumo do café da manhã, tanto por parte dos pais, que saem ‘correndo’ para o trabalho, quanto pelas das crianças, que acompanham o exemplo dos pais”, diz.

Pular o café da manhã, afirma a médica, além de aumentar o consumo de lanches calóricos (ricos em carboidratos e gorduras) durante o resto do dia, inviabiliza a elevação da glicemia aos níveis necessários às atividades matinais e favorece uma possível deficiência de cálcio, em razão da falta do consumo de leite e derivados.

A especialista afirma ser importante que a criança ingira, no café da manhã, proteínas como leite, queijo, iogurte e bebida de soja, carboidratos (pão integral, torrada, bolo caseiro), vitaminas e minerais (frutas, suco), gordura em pequena quantidade (creme vegetal ou manteiga) e fibras (cereais, pão integral, aveia, granola).

“Na escolha do cereal para as crianças, recomenda-se os matinais feitos com farinhas integrais, oleaginosas e açúcar mascavo, pois são fontes de carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais”, conclui a coordenadora do Meu Pratinho Saudável.

 

Dois exemplos de café da manhã saudáveis para crianças em idade escolar

 

– 250 ml de suco de laranja; uma banana com uma colher (sopa) de aveia; 150 ml de iogurte natural

 

– 250 ml de iogurte batido; um pão francês integral com uma fatia de peito de peru e uma fatia de queijo mussarela quentes