Campanha de vacinação contra o sarampo começa na próxima segunda (10)

Começa na próxima segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o sarampo em São Paulo. A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo quer vacinar 2,9 milhões de paulistanos. A medida foi definida com Ministério da Saúde e Prefeitura de São Paulo, considerando que a capital é um grande ponto de chegada e saída de viajantes de todo o mundo.

A campanha ocorrerá até o dia 12 de julho, com um “Dia D” em 29 de junho. O público-alvo são jovens e adultos com idade entre 15 e 29 anos, faixa etária considerada mais vulnerável a infecções, tendo em vista a menor procura pela segunda dose da vacina.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e as doses estão disponíveis na rede estadual durante o ano todo na rotina dos postos. O Programa Estadual de Vacinação prevê administração da tríplice viral aos 12 meses, e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Há contraindicação para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

“A Secretaria faz monitoramento epidemiológico ininterrupto no Estado quanto a circulação de todas às doenças. Com esta campanha, queremos vacinar e proteger a população, considerando a possibilidade da reintrodução do vírus, como já se verifica em outros locais do país”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

A diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato, reforça a segurança da vacina. “A vacina é segura e feita com vírus vivo atenuado. Além dessa ação de imunização, todas as pessoas serão orientadas a procurar o serviço de saúde mais próximo em eventual mal estar ou início de sintomas, que podem incluir febre, mal estar, manchas vermelhas na pele sem coceira, entre outros”, explica.

Na cidade de Santos, no Litoral Paulista, uma estratégia similar está curso desde fevereiro, pois é outro ponto estratégico de entradas e saídas do país devido ao Porto, o maior da América Latina.  A vacinação foi planejada devido à notificação de casos no navio de cruzeiro Seaview, da MSC, na costa brasileira. A campanha em curso na Baixada Santista visa a imunização de 91 mil jovens e adultos de 15 a 29 anos. Desse total, 63 mil pessoas foram vacinadas, até o momento.

No ano passado, o Estado de São Paulo ultrapassou a meta de vacinar 95% das crianças contra sarampo na campanha de 2018. Foram imunizadas mais de 2,1 milhão de menores na faixa de 1 a menores de 5 anos, o que corresponde a 97% do público-alvo. Na capital, a cobertura foi de 95,9% na campanha, e de 100% em Santos.

Diante de toda notificação de caso suspeito de sarampo, as Prefeituras realizam ações de bloqueio ampliado para contenção de eventuais surtos, com apoio técnico do Centro de Vigilância Epidemiológica estadual e com base em diretrizes do Ministério da Saúde.

Em 2019, até o momento, o Estado registra 51 casos confirmados de sarampo, com o mesmo vírus que circula na Europa e Índia, por exemplo. Em 2018, SP registrou três casos confirmados, sendo um importado da Ásia Ocidental e outros dois do Estado do Amazonas.

“A circulação endêmica da doença foi interrompida no Estado no ano 2000. Casos esporádicos ocorreram eventualmente desde então, relacionados à importação do vírus de várias regiões do mundo onde ainda o controle da doença não foi atingido”, explica a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Regiane de Paula.