Pular para o conteúdo

Campus da Usp/Bauru estimula importância dos cuidados ortodônticos

Inicia-se neste mês a campanha “Julho Laranja”, cuja finalidade é sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância dos cuidados ortodônticos precoces e a prevenção de problemas de oclusão dentária (posição dos dentes e dos maxilares).

No campus USP-Bauru, a Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e a Divisão de Odontologia do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho-USP) promovem atividades educativas e de conscientização, e as equipes já começaram a usar fitas de cor laranja nos aventais. Nacionalmente, a campanha tem apoio do grupo Ortodontia Brasil e de conselhos de classe da área de odontologia.

De acordo com a professora Daniela Garib, da Disciplina de Ortodontia da FOB-USP e do Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP, “esta é uma campanha social para divulgar que a fase mais oportuna para a primeira avaliação ortodôntica inicia-se a partir dos seis anos de idade”.

“Algumas más oclusões apresentam elevada complexidade terapêutica e instabilidade quando se perde a janela de oportunidade para tratamento na dentição mista. Muitas famílias e profissionais acreditam que uma criança deve iniciar terapia ortodôntica somente quando todos os dentes de leite esfoliam, o que nem sempre é adequado”, salienta a professora.

Ainda segundo Daniela Garib, “no HRAC/Centrinho, o tratamento ortodôntico é iniciado na criança por volta dos oito ou nove anos, e não apenas aos 12 anos. Afinal, a prevenção é o mais alto nível de bem-estar que o seu humano pode experimentar na área da saúde”.