Pular para o conteúdo

Câncer de mama: pacientes em tratamento têm dia de modelo

Como parte da programação do Outubro Rosa, a 15ª edição do Desfile da Primavera ajuda a melhorar a autoestima e qualidade de vida das pacientes com câncer de mama do hospital Pérola Byington. O evento ocorre em parceria da Universidade Anhembi Morumbi com o CRSM do Hospital Pérola Byington – especializado em saúde da mulher.

O evento, que aconteceu no último dia 4 de outubro, contou com desfiles-performances, em que as pacientes do hospital, em tratamento para diferentes tipos de canceres femininos, apresentam peças confeccionadas pelo Coletivo LabModaR, projeto de extensão universitária.

“Neste dia, elas são as estrelas e as roupas são apenas uma forma de expressão de todos os sentimentos e desafios que elas enfrentam durante o tratamento”, conta Eloize Navalon, coordenadora do curso de Design da Moda e responsável pelo projeto.

Com o tema “É agora!”, a coleção deste ano do Desfile, que está em sua 15ª edição, pretende fazer o público refletir sobre as prioridades da vida e sobre como lidar com o inesperado, com rupturas da ideia de controle que o ser humano tem sobre a vida para enfrentar situações como o câncer. “Eu vou morrer, ou vou aguentar, vou suportar tudo isso? Porque é muito difícil, os tratamentos são muito difíceis, então é melhor a prevenção do que a gente passar por tudo isso”, diz a paciente Virginia Santos.

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, eventos como esse demonstram a importância do cuidado com o câncer de mama. “As ações em celebração ao ‘Outubro Rosa’, tem como objetivo, principalmente, chamar a atenção sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama”, afirma.

 

Coleção

A coleção apresenta um convite à vida e traz modelagens amplas e um percurso que vai do mais luminoso aos tons mais adensados. As peças foram construídas em tecidos planos, com as superfícies trabalhadas com estamparia botânica, tingimento natural e estamparia manual. “É muito importante se trabalhar a necessidade da vida seguir, com todos os percalços que possam ter, a vida deve seguir”, completa Geraldo Lima, diretor cênico do desfile.

Como de costume, o styling foi desenvolvido também explorando técnicas manuais, com vistas à sustentabilidade, em que foram utilizados, de maneira inovadora, resíduos plásticos que seriam descartados.

Celebrando os 15 anos do projeto, profissionais e alunos de diversos cursos se envolvem para promover um evento com uma experiência completa para as mulheres em tratamento no Hospital Pérola Byington.

Sobre o projeto

O projeto nasceu com o objetivo de melhorar a autoestima e qualidade de vida das pacientes com câncer de mama do hospital Pérola Byington e é uma ação voluntária formada por integrantes do hospital, professores e alunos dos cursos de Moda (Design e Negócios), Maquiagem Profissional, Visagismo, Gastronomia, Teatro e Produção Musical da Universidade Anhembi Morumbi.

Gratuito e aberto ao público, o Desfile da Primavera deste ano aconteceu no Teatro Experimental, no câmpus Mooca.