Pular para o conteúdo

Câncer de testículo atinge homens jovens

De acordo com o Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o câncer de testículo atinge os homens, principalmente, entre 15 e 35 anos. Várias causas podem provocar a doença, entre elas hereditariedade, infertilidade e síndromes genéticas. Homens com o testículo criptorquídico, que não desceu até o escroto, também têm maior chance de desenvolver a doença.

O urologista Claudio Murta explica que a expectativa de cura é maior quando esse tipo de tumor é diagnosticado logo no início. “Depois de tratado, o paciente continua em acompanhamento por um período mínimo de cinco anos”, ressalta.

É importante observar que, as vezes, o tumor cresce de forma rápida e indolor e os sintomas se assemelham a uma infecção com dor local, aumento do tamanho do testículo ou mesmo febre.

“Se o paciente sentir o aumento do testículo deve procurar o médico para confirmar o diagnóstico com a realização de ultrassom”, enfatiza Murta. Outros exames também podem ser solicitados para verificar a disseminação da doença como tomografia do tórax, do abdome e da pelve, pois o tumor pode atingir gânglios nesses locais.