Câncer no pulmão é o segundo mais incidente no país

Câncer no pulmão é o segundo mais incidente no país

De acordo com estimativa divulgada pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pulmão é o segundo entre homens e mulheres no Brasil. Estimam-se 18.740 casos novos de câncer de pulmão entre homens e de 12.530 nas mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 18,16 casos novos a cada 100 mil homens, e com um risco estimado de 11,81 para cada 100 mil mulheres. No mundo, esse tipo de câncer é o mais comum desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade.

Os primeiros sinais de alerta para o câncer de pulmão costuma ser os mesmos: tosse, falta de ar, escarro com sangue e dor no peito. Em alguns casos, a doença pode ser descoberta a sintomas como dor nos ossos, crises convulsivas, perda de força nas pernas e nos braços. Esses indícios, no entanto, indicam um grau já bastante elevado da doença.

Prevenção

Há determinados jeitos de fazer a prevenção de cada tipo de câncer, mas há um consenso na área médica: todos os cânceres poderiam ser reduzidos com medidas preventivas ou mudança de hábitos ou exames periódicos mais frequentes. Parar de fumar e não fumar é uma delas, mas no caso do câncer de pulmão, o hábito é ainda mais perigoso. Outras atitudes a serem tomadas são: uma dieta variada e saudável com muita fruta, verduras, legumes e muita fibra; pouco ou nenhum álcool; e a manutenção do peso por meio de atividade física regular.

“Mais do que buscar uma ‘dieta milagrosa’, que não existe, buscamos ressaltar sempre que uma alimentação equilibrada, com exceções esporádicas, e rica em alimentos naturais, é o que faz a diferença ao longo do tempo”, destaca o nutricionista Vitor Rosa, gerente de Nutrição e Dietética do Icesp, sobre a importância de se alimentar bem.

Dia Mundial Sem Tabaco

A data celebrada no dia 31 de maio foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável por sua divulgação e comemoração de acordo com o tema estabelecido a cada ano pela OMS.

COMENTÁRIOS