Carreta do Mulheres de Peito fica até dia 17 em Espírito Santo do Pinhal

Carreta do Mulheres de Peito fica até dia 17 em Espírito Santo do Pinhal

Veículo ficará na cidade até o próximo dia 17 para atender mulheres a partir dos 50 anos, sem necessidade de pedido médico

A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, ficará no município até o próximo sábado dia 17, sendo que os dois últimos dias (9 e 10 de março), serão reservados para mulheres chamadas para fazer exames complementares.

A carreta está localizada na Av Rafael Orichio Neto, S/N, Parque da Figueira – Estádio josé Costa

Mulheres entre 50 e 69 anos, que estão mais propícias a desenvolver o câncer de mama, não precisam de pedido médico para realizar o exame na carreta, basta chegar e fazer. Pacientes com menos de 50 anos também podem realizar o exame nas unidades móveis, porém, precisam ter em mãos o cartão do SUS, o RG e um pedido médico.

O resultado dos exames ficam prontos em até 48 horas após realização do procedimento. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi). O veículo é equipado com aparelho de ultrassom, mamógrafo, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Mulheres de Peito

 O Governo do Estado de São Paulo criou em dezembro de 2013 o programa Mulheres de Peito, que tem o objetivo de detecção precoce de câncer de mama.

A iniciativa incentiva mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia, de forma gratuita, a cada dois anos na rede pública e visa a detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

Para isso, quatro carretas percorrem os municípios paulistas oferecendo exames preventivos de mamografia. Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Nas carretas o exame pode ser feito sem pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Quem está fora desta faixa etária, também pode fazer a mamografia nas unidades móveis, mas é preciso do pedido do médico. Não é necessário agendamento. Os endereços das carretas estão disponíveis no site www.saude.sp.gov.br.

Além das carretas, o programa tem o telefone 0800 779 0000 para o agendamento de exames em um dos serviços com mamógrafo espalhados por todo o Estado. As pacientes podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O serviço telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o agendamento por telefone é importante que a mulher tenha em mãos o número do cartão SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas ou nos serviços de saúde agendados por meio do 0800, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.

COMENTÁRIOS