Pular para o conteúdo

Carreta do Mulheres de Peito fica em Bastos até 23 de junho

A cidade de Bastos, na região centro do Estado, está com uma das carretas do Programa Mulheres de Peito até o dia 23 de junho, no próximo sábado. O programa oferece exames preventivos para o câncer de mama às mulheres da cidade, especialmente aquelas entre 50 e 69 anos, idade de maior risco para o surgimento da doença0

A carreta fica estacionada na rua Presidente Vargas, próximo da rodoviária. O atendimento é feito tanto a mulheres que ainda não tiverem se consultado quanto a pacientes que já contam com pedido médico para o exame. No caso de mulheres com menos de 50 anos, o pedido médico é obrigatório, assim como a apresentação de RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O resultado dos exames fica pronto em até 48 horas após a realização do procedimento. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi). A carreta é equipada com aparelho de ultrassom, mamógrafo, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

O Mulheres de Peito foi criado em 2013 pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a detecção precoce de câncer de mama. Exames preventivos podem encontrar tumores em estágios iniciais, em fases em que a mulher ainda não apresenta nenhum sintoma. Hoje, o programa conta com quatro carretas que se revezam pelos municípios paulistas oferecendo exames preventivos.

“O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, explica a supervisora do Programa Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.

De acordo com o mastologista Luiz Henrique Gebrim, o câncer de mama pode atingir qualquer mulher, embora o risco possa aumentar com a idade. “É importante saber que quanto mais idade a mulher tem, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, pode ser um câncer silencioso. O que traz a mulher ao médico são dores ou pontadas na mama, mas isso não tem a ver com o câncer. O que mais preocupa é o aparecimento de nódulos”, diz o profissional.

Além das carretas, o Mulheres de Peito também conta com um serviço centralizado de agendamento de exames em um dos serviços com mamógrafo espalhados por todo o Estado. As pacientes podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por meio do telefone 0800 779 0000, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o agendamento por telefone é importante que a mulher tenha em mãos o número do cartão do SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.

“O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. Por isso, o rastreamento tem o objetivo de facilitar o acesso ao exame de mamografia e agilizar o diagnóstico e o tratamento precoce para a doença”, diz Marco Antonio Zago, secretário de Estado da Saúde.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas ou nos serviços de saúde agendados por meio do 0800, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.“A rede Hebe Camargo oferece estrutura altamente qualificada para tratamento dos pacientes oncológicos, com atendimento humanizado, uma iniciativa diferenciada que fortalece a assistência”, afirma a coordenadora da rede, Sônia Alves.