Pular para o conteúdo

Carretas da mamografia realizam exames gratuitos em shoppings da Capital

Carretas do programa ‘Mulheres de Peito’ estacionadas no Shopping Aricanduva e no Santana Parque Shopping atenderão mulheres, a partir dos 50 anos, sem a necessidade do pedido médico 

O governador Geraldo Alckmin visita nesta terça-feira, 4 de outubro, a carreta do programa Mulheres de Peito estacionada no shopping Aricanduva, que oferece exames de mamografia gratuitos em uma ação comemorativa ao Outubro Rosa.

A iniciativa faz parte da programação elaborada pela Secretaria de Estado da Saúde em celebração ao mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer da mama.

O veículo, que permanecerá na avenida Aricanduva, 5.555 até o dia 8 de outubro, oferece mamografias sem a necessidade do pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

Além da carreta do shopping Aricanduva, outra unidade do programa está estacionada no Santana Parque Shopping, na zona Norte da Capital, até o dia 29 de outubro. O Santana Parque Shopping fica localizado na rua Conselheiro Moreira de Barros, 2.780. Outras unidades do programa também realizam exames gratuitos em dois municípios do interior do Estado. Em Limeira a carreta permanece até o dia 22 e em Itapevi até o dia 26.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade não há necessidade de apresentar pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também podem receber atendimento, desde que tenham em mãos um pedido médico emitido tanto pela rede pública quanto particular.

“A inclusão do ‘Outubro Rosa’ no calendário é uma oportunidade para ressaltarmos a prevenção e importância de um diagnóstico rápido do câncer de mama, que é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. O programa de rastreamento do governo do Estado deseja justamente facilitar o acesso das mulheres ao exame de mamografia e, consequentemente, agilizar o diagnóstico e tratamento precoce para a doença”, diz David Uip, secretário de Estado da Saúde.

Programa já ofertou mais de 100 mil exames

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, quatro carretas-móveis percorreram mais de 120 municípios paulistas desde o início do programa em 2014.

Nesse período, as quatro carretas de mamografia já realizaram 103.400 exames, sendo 98.644 mamografias, 4.226 ultrassonografias e 530 biópsias. Das mulheres avaliadas, 1.343 foram direcionadas a centros de referência que integram a rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer para prosseguimento das investigações de alterações identificadas nos laudos.

As unidades móveis contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

O serviço está disponível das 9h às 18h de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, entre 9h e 13h, exceto feriados.