Pular para o conteúdo

“Carretas da Mamografia” suspendem temporariamente itinerário para prevenção do novo coronavírus

Como medida de prevenção ao novo Coronavírus, foram suspensos todos os itinerários das carretas do programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo.
A definição passa a valer a partir desta segunda-feira (16), por tempo indeterminado. O programa oferece mamografias grátis e sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, faixa etária que engloba população idosa, mais vulnerável à COVID-19.
A medida atende à orientação para que as pessoas evitem aglomerações e, com isso, ajudarem coibir a propagação do vírus.
“Neste momento, precisamos tomar todas as medidas preventivas indicadas, evitando locais com grande fluxo de pessoas. Os idosos devem evitar contato social e deslocamentos para se proteger da COVID-19, pois estão entre os mais suscetíveis a complicações pela infecção. O rastreamento do câncer de mama continuará a ser feito pelos serviços de saúde, garantindo à população o diagnóstico precoce da doença”, explica o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
O serviço telefônico para agendamentos de mamografias nos serviços fixos de mamografia está mantido, no momento. O contato pode ser feito através do callcenter no telefone 0800-779-0000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Esse exame também pode ser agendado pelos municípios, por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), nos serviços de referência. Há cerca de 200 mamógrafos disponíveis no SUS, em SP.