Carretas de mamografia ampliam itinerário no litoral durante operação “Verão + Seguro”

Carretas de mamografia ampliam itinerário no litoral durante operação “Verão + Seguro”

As carretas do programa estadual “Mulheres de Peito”, que oferecem mamografias grátis e sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, ampliaram seu itinerário durante a operação “Verão + Seguro”, iniciativa do Governo do Estado que mobiliza as Secretarias de Saúde, Segurança Pública e Logística e Transporte.

No total, doze cidades da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte estão na programação, que vai até fevereiro. Nove cidades já estavam previstas e outras três também terão o serviço – Ilha Comprida, Peruíbe e São Sebastião (confira a agenda completa abaixo).

O itinerário visa facilitar o acesso ao exame para pacientes que vivem ou visitam esses locais, e integra as atividades da operação “Verão + Seguro”, As mulheres entre 50 e 69 anos de idade não precisam apresentar pedido médico de mamografia para fazer o exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também podem ser atendidas, desde que apresentem solicitação médica que pode ter sido emitida tanto pela rede pública quanto particular.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

Os exames são realizados de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.

“Este programa visa incentivar as mulheres a realizarem o exame de mamografia, fundamental para o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

O programa possui oito carretas. Cada unidade tem 15 metros de comprimento, 4,1 metros de altura e, quando abertas, 4,9 metros de largura. Contam com mamógrafo, ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários, além de uma equipe multidisciplinar. Funcionam em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi).

O “Mulheres de Peito” também oferece agendamento por callcenter (0800-779-0000), disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames são agendados em unidades de saúde fixas do SUS.

 

Cronograma das carretas:

carreta

COMENTÁRIOS