Pular para o conteúdo

Casa de Passagem Programa Recomeço comemora 1 ano com o total de 300 dependentes químicos atendidos

Nesta sexta-feira, dia 17 de novembro, às 16h, a Casa de Passagem Programa Recomeço comemora 1 ano de atendimento aos usuários de substâncias psicoativas, com o total de 300 acolhidos. O evento terá a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro. O local, que acolhe dependentes químicos maiores de 18 anos, fica na Rua Fortunato 117/119 – Santa Cecilia – São Paulo/SP.

Dos acolhidos, a maioria foi encaminhada para outros serviços do “Programa Recomeço – Uma Vida sem Drogas”, para continuar o tratamento: 147 foram para as Comunidades Terapêuticas Legalmente Constituídas (49%); 30 para Moradia Monitorada (10%); e 6 para Repúblicas (2%). Além disso, 33 foram reinseridos no mercado de trabalho, representando 11% do total; cinco saíram com autonomia (2%); e quatro retornaram à família (1%).

No espaço, os usuários de substâncias psicoativas maiores de 18 anos são recebidos por um período de, no máximo, 30 dias. Os acolhidos ficam no local, enquanto aguardam avaliações diagnósticas e providências necessárias para o encaminhamento a outros serviços socioassistenciais de retaguarda e tratamento de saúde, e reinserção social com foco no fortalecimento de vínculo familiar e inserção no mercado de trabalho.

“A Casa de Passagem é um importante serviço do Programa Recomeço, que tem contribuído no acolhimento, tratamento e reinserção social dos dependentes químicos do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos mostram que estamos no caminho certo”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro.

São disponibilizadas 24 vagas e um investimento anual de cerca de R$ 1 milhão de reais, para o fortalecimento da Rede Recomeço na Capital. O gerenciamento do espaço é feito pela Organização Social Casa de Isabel.