Pular para o conteúdo

Casos de leptospirose aumentam no verão

A bactéria é transmitida pelo contato com a urina de roedores. Confira algumas informações da doença (fonte: Instituto de Infectologia Emílio Ribas)
• O QUE É LEPTOSPIROSE? 
>> A leptospirose é uma doença causada por bactéria e transmitida pelo contato acidental de humanos com urina de roedores urbanos (ratos de telhado e ratazanas) infectados, o que, normalmente, acontece por meio da água e da lama de enchentes ou ainda de córregos, lagos, represas, esgotos, lixo, entulho e fossas. A doença pode demorar até 30 dias para se manifestar.

• QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
>> Os principais sintomas da fase inicial são febre aguda, dores no corpo e dores de cabeça. Quando o quadro não é diagnosticado e tratado rapidamente, a doença evolui ainda para icterícia (cor amarelada na pele), hemorragias nas mucosas, no pulmão, no estômago e no intestino. A leptospirose pode até matar!

• COMO POSSO ME PREVENIR?
Evite andar em áreas alagadas ou com lama, sem o uso de botas de borracha. Descarte alimentos que entrarem em contato com água de enchente. Lembre-se: se for preciso, faça a higienização de lugares e objetos que tenham tido contato com água de enchente, porém não se esqueça de se proteger com botas e luvas.