Pular para o conteúdo

Centro de Reabilitação Cardiovascular ajuda na recuperação de pacientes

 

O Centro de Reabilitação Cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia ajuda pacientes que já tiveram alguma cardiopatia. Com aulas e acompanhamento multiprofissional, o objetivo é que os pacientes se recuperem e passem a ter uma vida mais saudável.

Angela Rubia Cavalcante, chefe da Seção Média de Condicionamento Físico do Serviço de Reabilitação Cardiovascular, explica a rotina do programa. “Os pacientes passam por uma avaliação clínica, são submetidos a uma estratificação de risco, seguida da prescrição do serviço através de um teste ergométrico com toda a medicação utilizada, se baseando nos problemas de saúde de cada paciente”.   

Cada paciente fica cerca de uma hora fazendo os exercícios e procedimentos indicados. “Conseguimos diversos benefícios. Primeiro, são as adaptações periféricas. A medida que o paciente anda, vai ocorrendo uma vasodilatação, vai melhorando o retorno venoso e com tempo essa atividade física diminui o peso, combate o sedentarismo, melhora o colesterol total, e começa a ter uma vida saudável”, esclarece Angela.

Roberto Santos Salgado tem 77 anos e há 31 participa do programa por conta de vários problemas cardiovasculares. “Eu tive um infarto, fiz três safenas, coloquei dois estender e fiz uma cirurgia séria. Por isso, é importante estar aqui. Nunca deixei praticar esportes e fazer ginástica, mas aqui a atividade é mais direcionada e supervisionada para a minha saúde”.