Pular para o conteúdo

Centro de Referência do Homem NÃO irá fechar

Nos primeiros dias de 2019 está circulando novamente o BOATO FALSO de que o Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo administrada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina irá fechar. Isto não é verdade! O Centro, popularmente conhecido como “Hospital do Homem”, continua (e continuará) funcionando normalmente.

O conteúdo das mensagens que estão circulando em alguns sites, blogs, redes sociais, via e-mail ou WhatsApp, informa, erroneamente, que a unidade estaria “ociosa” por não ser conhecida do grande público, e incentiva as pessoas para que procurem atendimento no local. A direção do hospital pede que os leitores e internautas não mais retransmitam essas informações, uma vez que não correspondem com a realidade do serviço. O Centro de Referência em Saúde do Homem está estruturado no setor de urologia do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Euryclides de Jesus Zerbini e é um serviço que atende exclusivamente aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Todos os meses são realizadas na unidade cerca de 3 mil consultas de urologia e mais de 300 cirurgias urológicas, retiradas de cálculos renais, cirurgias para tratamento de doenças benignas ou malignas da próstata com tecnologia de ponta, além de cirurgias para retirada dos rins, entre outros procedimentos.

Atualmente, o “Hospital do Homem” é considerado o maior centro de saúde especializado na América Latina e referência nacional no tratamento de litíase (cálculo renal) e do aumento benigno da próstata. A direção do hospital conta com a colaboração de todos para divulgar as informações corretas sobre o primeiro serviço especializado em saúde do homem do país. Trata-se de um hospital de referência, que recebe pacientes triados previamente e encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outros serviços da atenção básica do SUS.