Centro de tecnologia assistiva é inaugurado no IOT do Hospital das Clínicas

Foi inaugurado, no dia 30 de agosto, na última sexta-feira, o Rehab Lab, no setor de Terapia Ocupacional do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do HCFMUSP. Este centro de tecnologia assistiva foi desenvolvido em parceria do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional com o IOT e financiado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

A inauguração do laboratório de pesquisa, pela Profa. Dra. Selma Lancman e pela Coordenadora do Rehab Lab, a pesquisadora Maria Cândida de Miranda Luzo, contou com a presença do Dr. Sérgio Yoshimasa Okane, diretor executivo do IOT, da Profa. Clarice Tanaka, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, além de diversos profissionais e médicos do Instituto de Ortopedia e Traumatologia.

O Rehab Lab conta com uma impressora 3D para a produção de órteses e com um braço robótico, controlado por software, que esculpe assentos de cadeiras de rodas, coletes e outros aparelhos ortopédicos. “O objetivo do laboratório é desenvolver tecnologias assistivas. Espera-se baratear os custos e agilizar a entrega dessas tecnologias, que já existem internacionalmente”, ressalta a Profa. Selma Lancman.

O laboratório também será utilizado para pesquisa e ensino pelos alunos de graduação, pós-graduação e residentes da FMUSP, que poderão desenvolver novos projetos com essa tecnologia. A coordenadora do Rehab Lab, Maria Cândida Luzo, destacou que com esse novo advento, será possível “dar um passo largo na pesquisa e no desenvolvimento de órteses”.