Pular para o conteúdo

Centro estadual do Idoso recebe fundação europeia que premia serviços da área oftalmológica

 

 

Nesta quinta-feira (7), às 14h30, o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), centro estadual focado na assistência a população idosa, receberá a visita da Fundação Champalimaud, entidade europeia que premia serviços que se destacam no atendimento oftalmológico a pacientes.

Entre 22 de janeiro até 26 de março, o IPGG pretende atender 700 pacientes que precisam de telerretinografias, exame utilizado na avaliação de casos de catarata, retinopatia e vitreopatias. Desse total, cerca de 600 já foram atendidos, e outros 100 exames devem ser ofertados nos próximos seis dias com agendamentos desse exame, ofertado às terças, quintas e sextas-feiras.

A oferta de telerretinografia é feita em parceria com o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (IPEPO), que leva o equipamento e emite laudo à distância. “Após efetuar o exame, o resultado é enviado ao IPEPO para um grupo de médicos oftalmologistas que avaliam os resultados. O paciente pode retirar em até 30 dias”, explica o diretor de convivência do IPGG, Nilton Guedes.

A auditoria da Champalimaud vai verificar o atendimento no IPGG para avaliar o serviço do IPEPO, primeira instituição da América Latina a concorrer ao Prémio de Visão António Champalimaud. A iniciativa é da fundação com a colaboração da Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira premia anualmente instituições que contribuem para investigação genérica da área da visão.

Para realizar o exame de vista, é necessário encaminhamento médico. O IPGG também oferece serviços de enfermagem, odontologia, nutrição, serviço social e educação física. Está localizado na Praça Padre Aleixo Monte Mafra, 34, no bairro São Miguel Paulista, zona Leste da capital.