Centro Psiquiátrico da Vila Mariana ganha pronto-socorro modernizado

Centro Psiquiátrico da Vila Mariana ganha pronto-socorro modernizado

Na última sexta-feira (31), foi inaugurada a nova Unidade de Emergência Psiquiátrica do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM), no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. 

O espaço do pronto-socorro foi totalmente modernizado visando à adequação de espaço, melhor atendimento e conforto aos usuáriosForam feitas melhorias em iluminação, circulação de ar e hotelaria, por exemplo. O investimento foi de R$ 200 mil. 

Com um chefe plantonista 24 horas e residentes, são realizadas cerca de 1.000 consultas por mês no setor, com média de permanência dos pacientes de 3,5 dias. 

A unidade atende crianças, adolescentes, adultos e idosos com problemas psiquiátricos ou decorrentes do uso de substâncias psicoativas. 

Além do pronto-socorro, o equipamento também conta Ambulatório de Psiquiatria, Hospital Dia e Unidade de Internação. São aproximadamente três mil atendimentos mensais, entre médicos e não médicos. 

Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental   

O CAISM é gerido em parceria com a Organização Social de Saúde SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, através de um convênio tripartite com a Secretaria. 

O serviço do CAISM está relacionado à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Ministério da Saúde, caracterizando-se por oferecer atendimento referenciado em saúde mental em diversos níveis de complexidade. 

A instituição é referência na formação em emergências psiquiátricas para as três maiores escolas médicas de São Paulo, já que conta com um programa de emergências unificado entre USP, Unifesp e Santa Casa para a realização de estágio no pronto-socorro. 

Serviço 

Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental   CAISM 

Rua Major Maragliano, 241, na Vila Mariana, zona Sul da capital. 

COMENTÁRIOS