Pular para o conteúdo

Envie a sua pergunta e esclareça as suas principais dúvidas sobre saúde

Estou grávida, quais cuidados preciso ter com a alimentação?
Para evitar doenças como a toxoplasmose e a listerose, as futuras mamães devem descascar ou lavar bem os alimentos que forem consumidos crus, como frutas, verduras e legumes, e também evitar comer peixe cru e carne mal passada. A alimentação deve ser rica em vegetais, frutas e legumes.

Tenho um idoso morando em casa, o que preciso fazer para evitar que quedas e acidentes?
Entre os cuidados estão instalar corrimão nas escadas, não deixar objetos espalhados pelo chão, deixar um banco na área do chuveiro, e comprar tapetes antiderrapantes.

Fiz uma tatuagem, posso doar sangue?
O prazo para doar sangue são 12 meses após ter feito a tatuagem. No site da Pró Sangue estão disponíveis mais informações sobre os requisitos básicos para se tornar um doador.

Meu filho adora chocolate e sempre come bastante. O que posso fazer?
O consumo médio de chocolate por uma criança deve ser de 30g/ dia. Os chocolates ao leite contêm menos cacau e mais açúcar, por isso, a opção pelo tipo amargo é mais saudável. Sentir o aroma e consumir devagar, deixando o alimento derreter na boca, permitirá que a criança se satisfaça com pequenas quantidades.

Em uma tempestade com raios, como posso me proteger?
Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol; não permanecer em rio, mar, lago ou piscina; se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo.

Narguilé faz menos mal à saúde do que o cigarro?
Assim como o cigarro, o narguilé causa dependência e risco de câncer. A água presente no cachimbo não tem o poder de filtra a fumaça e o tabaco do narguilé tem concentração de nicotina, o que causa dependência. O compartilhamento de uma hora de narguilé é equivalente a 100 cigarros.

Estou grávida e gostaria de saber se posso praticar exercícios físicos?
Antes de iniciar qualquer atividade física, é preciso realizar uma avaliação médica para que seja obtida uma liberação. Controlar a respiração ajuda a manter a musculatura relaxada, mas é preciso evitar trancos e balanceios. Um dos exercícios mais indicados para as gestantes é a caminhada.

Sofro muito com espinhas, o que faço?
Procure um dermatologista o mais cedo possível. Lave seu rosto e outras áreas afetadas uma ou duas vezes por dia, não cutuque ou esprema as espinhas, para não causar infecções e inflamações, mantenha seu cabelo limpo e longe do rosto, para evitar oleosidade.

Tenho insônia e quando consigo dormir, não consigo descansar o suficiente. O que faço?
Para quem tem dificuldades para dormir, é recomendado não tomar bebidas que contenham cafeína à noite, manter sempre o mesmo horário de dormir e acordar e deixar o quarto com temperatura estável e agradável durante o sono. Se o problema persistir, procure um clínico geral ou um médico especialista em sono.

Não consigo largar o vício do cigarro, o que posso fazer?
Marque uma data para parar de fumar e conte aos amigos e familiares. Depois trace um plano com as situações em que você tem mais vontade de fumar, como momentos de estresse, trabalho, churrasco e barzinhos. No início do processo, para deixar, o tabaco evite essas situações ou aprenda a lidar com elas.

 

Caso sua dúvida não esteja solucionada aqui, envie sua pergunta usando o formulário abaixo:

[contact-form 2 “Pergunte ao Doutor”]

Marcações: