Cidade de Santos promove vacinação contra sarampo até sexta

Até o dia 29 de março, sexta-feira, ação organizada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica estadual em parceria com a Prefeitura de Santos visa ampliar a cobertura vacinal na cidade, com foco em jovens entre 15 e 29 anos. As equipes municipais e estaduais estão aplicando as doses em postos de saúde (UBSs) e em postos volantes que foram montados em pontos estratégicos da cidade.

O programa estadual de vacinação prevê administração da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses, e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Há contraindicação para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

“A vacina é segura e feita com vírus vivo atenuado. Além dessa ação de imunização, todas as pessoas serão orientadas a procurar o serviço de saúde mais próximo em eventual mal estar ou início de sintomas, que podem incluir febre, mal estar, manchas vermelhas na pele sem coceira, entre outros”, explica a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

Desde o dia 18 de fevereiro, a pasta tem desencadeado ações de vacinação contra sarampo no Porto de Santos, devido a notificação de casos da doença na costa brasileira no cruzeiro Seaview, da MSC. Aproximadamente 15 mil pessoas que desembarcaram e embarcaram no navio foram imunizadas por meio dessas medidas.

Até o momento, 21 casos referentes ao surto no cruzeiro foram confirmados, entre tripulantes e passageiros. Cerca de 70% dos infectados têm de 19 a 29 anos, faixa etária levada em conta para definição dessa nova estratégia.

“Trata-se do maior porto da América Latina, que recebe embarcações de todo o mundo. Santos é uma cidade turística e a temporada de cruzeiros está na sua fase inicial, o que deve aumentar o fluxo de tripulantes e turistas nacionais e internacionais na cidade. Portanto, definimos como medida preventiva essa ação, que é fundamental para evitar a transmissão do vírus”, explica a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Regiane de Paula.

Cenário em SP

O Estado de São Paulo ultrapassou a meta de vacinar 95% das crianças contra sarampo na campanha de imunização de 2018. Foram vacinadas mais de 2,1 milhão de menores na faixa de 1 a menores de 5 anos, o que corresponde a 97% do público-alvo. Especificamente na Baixada Santista, a cobertura na campanha foi de 99,3%.

A circulação endêmica da doença foi interrompida no Estado no ano 2000. Casos esporádicos ocorreram eventualmente desde então, relacionados à importação do vírus de várias regiões do mundo onde ainda o controle da doença não foi atingido. Em 2018, por exemplo, São Paulo registra apenas três casos confirmados, sendo um importado da Ásia Ocidental e outros dois do Estado do Amazonas.

Em todas as situações de suspeita de casos, a pasta presta apoio técnico aos municípios tanto para ações de campo quanto para estratégias de vacinação e eliminação da doença, conforme orientações e diretrizes do Ministério da Saúde.