Colaboradores participam de atividade que traz reflexão sobre proliferação de mosquitos

Em celebração ao Dia Mundial Contra os Mosquitos, colaboradores do Instituto Butantan participaram, na última quarta (21), da atividade “Caça ao Mosquito”. Nela, os participantes percorreram diferentes áreas do IB recolhendo qualquer tipo de resíduo que pudesse servir de criadouro de mosquitos.

“O objetivo da atividade é conscientizar os funcionários do Butantan em relação à limpeza e a prevenção contra criadouros dos mosquitos. Como passamos muito tempo aqui dentro, devemos cuidar do local para podermos evitar o perigo para nós mesmos”, disse a pesquisadora Flávia Virginio, organizadora do projeto.

A atividade “Caça ao Mosquito” contou com a participação de 22 colaboradores, que divididos em dois grupos e guiados pela equipe de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SMA) do IB, realizaram a coleta de aproximadamente 23 quilos de resíduos em apenas uma hora.

Segundo a gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, a engenheira Vanessa Vilches, além de conscientizar os colaboradores sobre os criadouros, em potencial, para os mosquitos, a atividade traz uma reflexão muito importante sobre o cuidado com o meio ambiente. “Quem vê, de fora, a atividade acontecendo, pensa que estamos limpando o Butantan, recolhendo lixo, mas, na verdade, temos profissionais aqui que fazem este trabalho já, nosso intuito mesmo é o de fazer com que os colaboradores reflitam sobre os malefícios que geramos ao meio ambiente, jogando esses resíduos no chão, como a proliferação dos mosquitos”, diz Vilches.

Para a colaboradora Milene Toshie Nishimura, de 18 anos, a atividade é uma ação de extrema importância, especialmente, pelo contexto de preocupação com o meio ambiente. Ela lembrou ações para reduzir o impacto ambiental, como a de abolir o uso de canudos plásticos.  “Dentre todos os resíduos que encontramos no parque [23 quilos], haviam apenas dois canudos plásticos. Essa ação já está tendo resultado. Devemos preservar cada vez mais o meio ambiente”, afirmou Milene.