Colesterol alto é silencioso e exige exames periódicos

Colesterol alto é silencioso e exige exames periódicos

Quem já passou por exames médicos de rotina já deve ter ouvido falar no colesterol. A substância está presente na corrente sanguínea e em quantidades elevadas pode representar sérios riscos para a saúde. “O colesterol são partículas de gordura que existem no nosso organismo e o colesterol ruim pode ser depositado nos vasos levando a algumas doenças cardiovasculares”, explica a endocrinologista Tatiana Valente.

O colesterol alto pode ser silencioso e, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Por isso, é importante estar alerta para os níveis da substância no organismo. “Esse colesterol vai se depositando nos vasos, então os sintomas não aparecem tão rápido e podem acontecer ao longo de vários anos. Por isso é importante a realização de exames periódicos para detectar os níveis e fazer o tratamento adequado”, orienta a endocrinologista.

O problema de colesterol está associado a hábitos pouco saudáveis, como a má alimentação e o sedentarismo. Tatiana Verenos já foi diagnosticada com colesterol alto e passou a mudar sua rotina. “Eu já levei alguns puxões de orelha e tive que mudar meus hábitos alimentares. É difícil, porque a gente acaba dando uma escapada e comendo o que não pode, mas é preciso cuidar”, comenta.

COMENTÁRIOS