Pular para o conteúdo

Com estoque crítico, SP precisa de doação de sangue

Maior necessidade é para os tipos O e A, positivo e negativo

 

         A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está convocando a população para doação de sangue. Em todo o Estado, os bancos de sangue estão com estoque em situação crítica.

Somente a Fundação Pró Sangue, responsável pelo abastecimento de mais de 100 hospitais da rede pública da região metropolitana de São Paulo, está com os estoques de sangue do tipo O positivo e O negativo em situação emergencial. Além disso, a instituição também está com baixo estoque para o tipo A positivo e A negativo.

“Com a proximidade dos feriados de novembro, aumenta a necessidade de doações, por conta do aumento dos acidentes. Por isso, estamos convocando a população a doar e sangue e colaborar com a regularização dos estoques”, diz Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede Estadual.

         Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (porém evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e trazer documento de identidade original com foto.

A lista dos postos de doação de sangue em todo o Estado está disponível para acesso pelo site http://www.saude.sp.gov.br/doesangue