Pular para o conteúdo

Começam hoje atividades especiais para a Semana do Meio Ambiente no Butantan

Programação conta com exposição sobre o fotógrafo Luiz Claudio Marigo, debates e observação de aves

O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, promove a partir de hoje, dia 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente.

Nesta edição, a instituição destaca a sua importância para a conscientização ambiental por meio de ações educativas, exposições e palestras gratuitas.

Ao longo da programação, que vai até o dia, 13, os visitantes poderão conferir a exposição do fotógrafo e ambientalista Luiz Claudio Marigo, falecido no ano passado. Haverá uma visita guiada com a sua esposa, Cecília Marigo, e uma homenagem ao fotógrafo.

Dentre as atrações, está a mesa redonda “A floresta do Instituto Butantan”, que acontece no dia 10, a partir das 9h, no auditório do Centro de Difusão Científica. O debate abordará temas relacionados a parques urbanos, floresta atlântica, manejo da vegetação e pesquisa, com a participação das pesquisadoras Erika Hingst-Zaher e Neuzeti Santos, do Instituto Butantan, e os convidados Natalia Ivanauskas, do Instituto Florestal, Marília Fanucchi, do Grupo de Trabalho Meio Ambiente da Rede Nossa São Paulo e Waldir Mantovani, da Universidade de São Paulo.

Mais tarde, o pesquisador Otávio Marques e o ornitólogo Luciano Lima mediarão à mesa “Fauna silvestre do Instituto Butantan”. Pedro Develey, da SAVE Brasil, e Guto Carvalho, do Avistar, participam do encontro no auditório do Museu Biológico, das 14 às 16h.

No dia 13 de junho, às 7h, acontecerá a oficina de observação e fotografia de aves #vempassarinhar. O projeto completa um ano em 2015 e neste período já catalogou cerca de 140 espécies no parque do Instituto Butantan. A atividade é promovida pelo Observatório de Aves e possibilita o contato direto com a natureza.

Os participantes terão a oportunidade de observar aves da fauna da instituição, como o pica-pau de topete vermelho, e até mesmo espécies migratórias e pouco comuns no município de São Paulo, dentre elas a saíra-preciosa, uma das mais coloridas de sua espécie.

Para melhor proveito da atividade, é indicado o uso de binóculos e máquinas fotográficas para registrar as aves. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mailsema@butantan.gov.br.

O Instituto Butantan fica na avenida Vital Brasil, 1500, zona Oeste da capital paulista. Mais informações: www.butantan.gov.br.