Pular para o conteúdo

Como proteger sua saúde mental em tempos de coronavírus

O coronavírus é uma pandemia que afeta a sociedade mundial e para controlar e prevenir a doença, as medidas devem ser seguidas à risca, como lavar bem as mãos, fazer uso recorrente do álcool em gel para desinfecção das mãos e superfícies, evitar contato físico e permanecer dentro de casa.

Essas mudanças na rotina podem afetar, sobretudo, a saúde mental, com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, o excesso de informações aumenta preocupações. Filtre a quantidade e qualidade das informações que recebe e se possível, partilhe histórias positivas.

A alimentação é o principal fator de uma mente e corpo saudáveis junto com a prática de exercícios físicos. Alongamento e meditação são atividades que beneficiam o equilíbrio e podem ser realizadas em casa.

Aproveite para realizar atividades que estavam paradas ou em projetos, como ler novos livros, iniciar cursos online, atualizar séries, organizar armários.

Crie uma rotina para suas tarefas, com sequência de horários e planejamento do dia-a-dia.

Se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, depressivo ou pensando em se machucar ou em suicídio, procure seu médico, psicólogo ou familiar e não esqueça do CVV (188).