Compartilhar maquiagem pode causar doenças

Compartilhar maquiagem pode causar doenças

Para quem gosta de maquiagem, é normal dividir alguns acessórios. Mas, cuidado, o empréstimo de itens como base, batom ou rímel, por exemplo, exige cuidados para não causar doenças como herpes, conjuntivite, terçol, micoses e infecções.

O problema em dividir está relacionado ao fato de que cada pessoa tem o seu marcador biológico personalizado de flora bacteriana na pele. Quando usamos um objeto que foi utilizado por outra pessoa estamos transferindo e recebendo bactérias não usuais. Tudo o que é desconhecido pode causar um estranhamento pelo organismo e isto gera reações inflamatórias, que varia na sua potência, podendo ser leve, moderada ou grave.

Herpes

Os cosméticos para os lábios, como batons e gloss, provavelmente são os grandes vilões no que diz respeito às doenças transmitidas por itens de maquiagem. A herpes é uma delas. Por isso, o ideal é que sejam de uso estritamente individual.

Conjuntivite bacteriana

Produtos para os olhos, como delineador e rímel, podem transmitir vírus e bactérias causadores de problemas localizados, como a conjuntivite. A recomendação é sempre lavar todos os pincéis emprestados antes de utilizar e deixe secar naturalmente.

Terçol

Os cosméticos que encostam na borda dos olhos podem acabar levando microorganismos para o globo ocular. Esse processo pode causar blefarite, que é uma inflamação na base dos cílios, causadora do calázio, ou terçol, como é popularmente conhecido.

Micoses e infecções

Se alguém tem uma micose no rosto, aplica base ou pó compacto com um pincel ou esponja e os empresta, os fungos podem ser transmitidos para outra pessoa. Além disso, o pincel leva com ele resquícios de queratina e tecido orgânico, que podem servir de meio de cultura de microrganismos. O resultado pode ser de uma dermatite a infecções que podem evoluir para quadros muito graves.

Apesar dos perigos, não quer dizer que você não pode emprestar ou pegar emprestado alguns itens de maquiagem. Para isso, é preciso ter alguns cuidados básicos:

Ao compartilhar o batom, prefira um pincel descartável;

– Higienize os pincéis e guarde-os longe do banheiro, porque calor e umidade fazem aumentar bactérias e fungos;

– Nos pincéis de boca, separe uma escova de dentes nova para a limpeza. Passe a escova no sabão e o sabão nos pincéis. Em seguida, esfregue a escova nas cerdas dos pincéis em movimentos horizontais, da esquerda para a direita, e repita até tirar todo resíduo dos instrumentos;

– Lave os cabos com a bucha. Depois da lavagem retire o excesso de água num papel toalha e borrife álcool a 70% em todo o pincel (cerdas e cabo).

COMENTÁRIOS